Histórico da previdência social no brasil, direitos presidenciais atuais:

Páginas: 3 (630 palavras) Publicado: 1 de maio de 2013
Proteção Social Básica
A Proteção Social Básica tem como principal serviço o PAIF (Programa de Atenção Integral a Família) que tem como ação o trabalho social destinado as famílias, em situações devulnerabilidade, fragilidade decorrente da pobreza, ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, fragilização de vínculos afetivos, discriminações étnicas, de gênero ou pordeficiências, dentre outras. Age de forma preventiva, identificando e oferecendo serviços, programas e benefícios a indivíduos e famílias que desses serviços necessitar.
Fundamenta-se no fortalecimento asuperação de situações de fragilidade social promovendo benefícios e acessos em programas de transferências de renda. Esse trabalho é Executado com famílias que precisam de cuidados, relativos àinfância, velhice, deficiências a fim de promover espaços para troca de experiências. Proporcionando prevenção e fortalecendo os vínculos familiares e comunitários, promovendo o acesso aos seus própriosdireitos e assim contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de cada um.
A Proteção Social Básica atua por intermédio de diferentes unidades. Dentre elas,destacam-se os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e a rede de serviços socioeducativos direcionados para grupos específicos, dentre eles, os Centros de Convivência para crianças, jovens eidosos. É a partir do trabalho com famílias no serviço PAIF que se organiza os serviços referenciados ao CRAS. O referenciamento dos serviços socioassistenciais da proteção social básica ao CRASpossibilita a organização da rede socioassistencial no território.
O trabalho social e preventivo com indivíduos possibilita o enfrentamento das situações de vulnerabilidadevivenciadas por toda a família, contribuindo para sua proteção de forma integral, materializando a matricialidade sociofamiliar no âmbito da política de Assistência Social. Podem resultar em medidas da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!