Histórico Conturbado

Páginas: 5 (1164 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
 Histórico Conturbado


Público, tem por definição, objetivamente, aquilo que serve para todos; pertencente ao povo. Antes de mais nada, vale pensar se fornecemos devida atenção aquilo que é de todos e não somente de cada um no seu individual.
Falar de políticas públicas no Brasil, necessita de um recortehistórico para entendermos os problemas atuais. O texto “História das Políticas de Saúde no Brasil” relata os problemas vivenciados no nosso país desde 1500. Inicialmente, a saúde no Brasil limitava-se aos conhecimentos empíricos, o que já implicava em muito acerca de uma estrutura sanitária. Esse conceito só começa a ter uma mudança com a vinda da família real para o Brasil.
Outro fatorproblemático era a carência de médicos naquele período. Pode-se relacionar, também, essa problemática com a falta de médicos atualmente. Diferencia-se somente pelo motivo no qual os médicos qualificados optam por ficarem nas grandes capitais, deixando em segundo plano as areas mais emergentes do Brasil. É notório então, que o tempo passa mais alguns problemas continuam sem solução.
No período daRepublica, a cidade do Rio de Janeiro passava por um momento caótico e com uma presença muito grande de epidemias. A partir disso, Rodrigues Alves – presidente do Brasil – nomeou Oswaldo Cruz, como Diretor do Departamento Federal de Saúde Pública. Seu legado foi tão grande, que até hoje existe a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Ele teve um papel muito importante na marcante Revolta da Vacina, queajudou na erradicação da febre amarela.
Após a reforma de Oswaldo Cruz, seu sucessor Carlos Chagas reestruturou o Departamento Nacional de Saúde que era basicamente fiscal e policial (modelo campanhista de Oswaldo Cruz). A partir disso, criaram-se campanhas para erradicar também a tuberculose, a lepra e as doenças venéreas.
A formação tardia de uma estrutura sanitária gerou muitosdos problemas que temos hoje. A falta de organização sempre gera o caos. O modelo de erradicar alguma epidemia teria que ser urgentemente substituído para um modelo campanhista preventivo, afim de prevenir tal crise epidêmica
O processo de crescimento e urbanização do Rio de Janeiro e São Paulo (eixos da industrialização) necessitava de leis trabalhistas e é com essa intenção que nasce aprevidência social, que só ganhou força a partir de duas greves gerais realizadas pelos trabalhadores como foi ilustrado no documentário “Políticas de Saúde no Brasil”. Foi criada então a Lei Eloi Chaves, que formaria as Caixas de Aposentadoria e Pensão. Esta lei só era aplicada para os trabalhadores urbanos, fato este que só passou a ser modificado na década de 60. Além das aposentadorias epensões, os fundos proviam os serviços funerários, médicos e medicamentos.
A partir desse período, ocorrem seguidas crises econômicas e como conseqüências são criados o “Ministério do Trabalho”, o da “Indústria e Comércio” e o “Ministério da Educação e Saúde”. Nota-se então uma preocupação maior quando se trata de políticas públicas. Desde o início, a implantação dos programas e serviços deauxílios e de atenção médica foi impregnada de práticas clientelistas, típicas do regime populista que caracterizou a Era Vargas. Tais práticas se ancoraram também nos sindicatos de trabalhadores, nos quais ajudaram a criar normas administrativas e políticas de pessoal adequadas a estratégias de cooptação das elites sindicais 'simpatizantes' e de exclusão das discordantes, alçando aquelas à direção dasinstituições e à gestão dos programas governamentais.
O período dos anos 50 e 60 ficou conhecido pela tentativa de implantar-se um projeto nacional de desenvolvimento econômico 'moderno', integrado à ordem capitalista industrial, e pela crise do regime populista e nacionalista dos anos 60. As políticas de saúde da época exprimiam essa dupla realidade. O modelo campanhista, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INICIO CONTURBADO DA REPUBLICA
  • O conturbado início do século XX
  • HISTORICO
  • Eu sou Histórico
  • Histórico
  • Historico
  • historico
  • Histórico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!