Histórias em quadrinhos

Páginas: 13 (3045 palavras) Publicado: 16 de maio de 2013
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA1

Bruno Silva de Oliveira (UEG – UnU Iporá)

RESUMO: Este artigo objetiva expressar o porquê de se trabalhar com o gênero “histórias em quadrinhos”, já que este constrói-se com inúmeras referências culturais, possui caráter transdisciplinar e capacidade de ser trabalhado em qualquer período escolar. Alémdisso, este texto trata dos possíveis resultados da inserção deste recurso em sala de aula, como maior interesse pela leitura, desenvolvimento da habilidade interpretativa, analítica e comparativa, transpondo as linguagens verbal (palavras) e não-verbal (imagens). A história em quadrinhos é um gênero textual que ainda não tem grande espaço em sala de aula, oportunizando no entanto, com este artigoobter as confirmações teóricas ou não sobre a afirmação anterior. PALAVRAS-CHAVE: História em quadrinhos, Língua Portuguesa, ensino de gêneros.

Introdução

O gênero Histórias em quadrinhos (HQ's) pode ser utilizado em sala de aula para o ensino de Língua Portuguesa, ainda que nas décadas anteriores aos anos 90 este gênero tenha sido marginalizado e estigmatizado, pois segundo o psiquiatraFredric Wertham, os leitores deste gênero apresentavam inúmeras anomalias comportamentais, “tornando-se cidadãos desajustados” (RAMOS & VERGUEIRO, 2009, p.12). Mas a partir da década de 90 tudo mudou, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) de Língua Portuguesa começaram a incentivar o uso de gêneros não consagrados em sala de aula, no caso das histórias em quadrinhos, visto que perceberam que ainclusão destes auxiliava no ensino-aprendizagem das crianças. Este artigo tem por objetivo refletir sobre a sua inserção nas salas de aulas para o ensino de Língua Portuguesa, justificar a sua utilização e apontar, de modo geral, os principais resultados obtidos com a utilização deste gênero como recurso metodológico.

1 Artigo orientado pela profª. esp. Maria Piedade Feliciano Cardoso comotrabalho de conclusão do Estagio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literaturas I.

1 O ensino de gêneros em sala de aula

Atualmente, o ensino de Língua Portuguesa está voltado para uma prática que não trabalhe somente com conceitos rígidos e fechados, que excluem o aluno e o meio no qual ele está inserido. Os próprios PCN's de Língua Portuguesa abordam este aspecto do ensino da língua, cujaprática a escola deve repensar, pois muitas vezes encara a língua “como algo sem vida e os textos como conjunto de regras a serem aprendidas” (PCN, 1997, p. 30). Ao invés desta perspectiva, o ensino da Língua Portuguesa deve possibilitar que o aluno aprenda sobre “linguagem a partir da diversidade de textos que circulam socialmente”(idem, p. 30). Segundo Marcuschi (2008), o ensino da LínguaPortuguesa “através de textos é hoje um consenso tanto entre linguistas teóricos como aplicados. Sabidamente, essa é, também, uma prática comum na escola e orientação central dos PCN's. A questão não reside no consenso ou na aceitação deste postulado, mas no modo como isto é posto em prática, já que muitas são as formas de se trabalhar texto” (p.51) . Assim, conclui-se que o ensino de língua deve pautarpela diversidade de gêneros textuais2 e falar em diversidade de textos remete ao conceito de gêneros proposto por Bakhtin. Segundo ele,
Todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão sempre relacionadas com a utilização da língua. (...) A utilização da língua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos), concretos e únicos, que emanam dos integrantes duma oudoutra esfera da atividade humana. O enunciado reflete as condições específicas e as finalidades de cada uma dessas esferas, não só por seu conteúdo (temático) e por seu estilo verbal, ou seja, pela seleção operada nos recursos da língua — recursos lexicais, fraseológicos e gramaticais —, mas também, e sobretudo, por sua construção composicional. Estes três elementos (conteúdo temático, estilo e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História em Quadrinhos
  • Historias em quadrinhos
  • Historia em quadrinhos
  • historia em quadrinhos
  • História em Quadrinhos
  • História em quadrinhos
  • historia em quadrinhos
  • Histórias em Quadrinhos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!