História

Páginas: 5 (1209 palavras) Publicado: 26 de abril de 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CSSA- CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS
CURSO: CIÊNCIAS SOCIAIS E POLÍTICAS
DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGIA EM MARX


FICHAMENTO SOBRE A IDEOLOGIA ALEMÃ EM RELAÇÃO A IDEOLOGIA HEGELIANA

SÃO LUÍS 2011
A Ideologia Alemã
O ponto de partida do pensamento de Marx é uma crítica radical de toda filosofia hegeliana. De acordo com Hegel a realidade está emcontinua transformação porque todo ser é profundamente contraditório, ou seja, sua existência já contêm em si sua própria negação. Segundo essa filosofia a idéia de que todos os seres são contraditórios é um princípio que governa toda a realidade.
A realidade é uma contínua transformação cuja a causa ou razão é a contradição, ou seja,o fato de que todos os seres contêm em si sua próprianegação.Toda realidade é modificação,transformação ou movimento que são gerados pela contradição.
Segundo Hegel no início no início existe apenas o pensamento puro ou a idéia em si mesma, em um segundo momento, seguindo o princípio da contradição, a idéia aliena-se e torna-se seu contrário: a matéria, passamos a ter uma oposição entre idéia e matéria, dessa contradição nasce o espírito, que seria asuperação da contradição entre o pensamento e a matéria. Para Hegel a história é o movimento do espírito (ou idéia) que sai de si mesmo e retorna a si mesmo. Por isso sua teoria é chamada de idealismo dialético. A dialética de Hegel se divide em três momentos:
* Tese ou momento de afirmação;
* Antítese ou momento de negação;
* Síntese ou momento da superação
Hegel concebia a história como atomada da consciência que a idéia ou o espírito absoluto realiza de si mesma. Marx se contrapõe exatamente a esse idealismo, a teoria política de Marx é realista porque repousa sobre uma análise crítica-científica da sociedade capitalista pautada na possibilidade de transformação da realidade social explicitada no próprio real.
Marx criticava Hegel principalmente porque ele entendia que astransformações só aconteciam no âmbito do pensamento e conseqüentemente jamais atingiriam o plano da realidade. Para Marx não bastava apenas interpretar o mundo, mas transformá-lo − “As nossas premissas são o indivíduos reais, a sua ação e as suas condições materiais de existência ,quer se trate daquelas que encontrou já elaboradas quando do seu aparecimento quer daquelas que ele próprio criou”. (Marxe Engels, p.18)
Ao contrário da divisão tradicional onde parte-se do concreto para chegar ao abstrato, isolando características gerais do objeto para se ter uma representação abstrata e geral da realidade, Marx afirmava que se deveria partir do abstrato para a partir dele se chegar ao concreto − “Pode-se referir a consciência,a religião e a tudo o que se quiser como distinção entre os homens e osanimais, porém, esta distinção só começa a existir quando os homens iniciam a produção dos seus meios de vida, passo em frente que é conseqüência da sua organização temporal”.(Marx e Engels, p.19). Os homens reais e ativos são produtos de suas representações, para Marx a liberdade só é possível num mundo real.
Marx acredita que o primeiro pressuposto da existência humana é que o homem deveviver fazendo história − “O primeiro fato histórico é pois a produção dos meios que permitem satisfazer essas necessidades,a produção da própria vida material”. (Marx e Engels:33). O primeiro ato histórico é que os homens devem produzir para se manterem vivos. O segundo ponto é que ao satisfazer a primeira necessidade surgirão novas necessidades. O terceiro aspecto do desenvolvimento histórico é queos homens produzem sua própria vida, começam a criar outros homens (relação homem e mulher) refere-se à família, primeira relação social.
O modo de produção ou um determinado estágio da indústria estão interligados a um determinado modo de cooperação que será uma força produtiva, essa força produtiva determina o estado social. O homem possui uma consciência, porém ela não é pura, pois o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HISTÓRIAS NOSSAS HISTÓRIAS
  • Historia da Historia
  • Historia das historias
  • historia e historia
  • a historia da historia
  • historia da historia
  • histórias nossas histórias
  • historia da historia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!