História

Páginas: 6 (1306 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
INTRODUÇÃO
A partir desta lição estudaremos alguns temas extraídos do livro de Eclesiastes, um tratado filosófico judaico, cujo fundamento é a vida com Deus. O Coelet, ou homem da assembleia, Salomão em sua idade avançada, reflete a respeito do sentido da vida, e dos valores que permanecem diante do Senhor. Na aula de hoje aprenderemos sobre o tempo, considerando a cosmovisão bíblica, tanto noAntigo quanto no Novo Testamento, ao final, mostraremos a necessidade de reconhecermos que o Deus é o Senhor do tempo, e que devemos viver para Ele, buscando sempre a Sua glória.
1. A DEFINIÇÃO DE TEMPO
O tempo na cosmovisão judaica é diferente da experimentada no contexto ocidental. Para os hebreus o tempo era percebido inicialmente como uma sucessão de ciclos com eventos recorrentes. Talperspectiva estava fundamentada na observação dos ciclos naturais, como o dia e a noite, e também no calendário religioso, com base nos sábados, festas anuais, anos sabáticos, e jubileus. Deus, nessa percepção, é o Senhor do tempo (et em hebraico), pois a Ele esse pertence. No Antigo Testamento o tempo está atrelado a alguns eventos específicos, e por meio do et, palavra hebraica para tempo, é possívelexpressar quando um evento ocorre (Em. 8.11; I Sm. 20.12; II Sm. 11.1; Jr. 8.7). O substantivo hebraico paam também carrega o sentido de sequência de eventos (Ex. 23.17; Lv. 4.6), o encontramos pela primeira vez em Gn. 2.23, em que essa palavra é traduzida, em algumas bíblias, como “agora”. Nessa passagem, Adão destaca que, muito embora estivesse no tempo, e cumprisse sua responsabilidade, dandonome aos animais, somente em um momento específico ele encontrou satisfação, quando Deus lhe deu uma companheira. No Novo Testamento, o tempo pode ser descrito pelas palavras aion, kairós e chronos. Aion indica um tempo prologado, tal como a eternidade, uma era no mundo. Kairós, por sua vez, é usado como um indicador temporal, designado um tempo específico de Deus (Mt. 11.25; 12.1; 13.30; 14.1).Esse termo geralmente está relacionado ao tempo da salvação do Senhor, tal como o tempo do nascimento de Moises, que conduziu o povo do Egito (At. 7.20), ou como ao do próprio Cristo, que realizou o segundo Êxodo, livrando os crentes da perdição eterna (Mt. 26.18; Mc. 1.15; Lc. 19.44; Jo. 7.6,8; Rm. 5.6; Ef. 1.10). Pedro destacou que a vinda de Cristo marcou o tempo a respeito do qual trataram osprofetas (I Pe. 1.10-12). Paulo, por sua vez, revela que no devido kairos, Jesus retornará para arrebatar a igreja (I Tm. 6.15), e posteriormente, para o julgamento final (Ap. 1.3; 11.18; 22.10). Chronos é o tempo no sentido cronológico (At. 13.18), é nesse sentido que Paulo destaca a vinda de Cristo como a plenitude do tempo (Gl. 4.4), e Pedro dos últimos tempos (I Pe. 1.17).
2. O TEMPO NOECLESIASTES
No capítulo 3 de Eclesiastes, Salomão apresenta várias  declarações sobre o tempo de Deus na vida das pessoas. De modo que há tempo para todo propósito debaixo do céu, isso porque tempos e estações são uma parte normal da vida, independentemente de onde as pessoas vivem. A vida humana cumpre uma sequência de ciclos: 1) nascer e morrer (v. 2) - o nascimento e a morte não são contingênciashumanas, mas determinações do próprio Deus, que está no comando de todas as coisas (Gn. 29.31-30.24; 22.5; Js. 24.3; I Sm. 1.9-20; Sl. 113.9; 139.16; Jr. 1.4,5; Lc. 1.5-25; Gl. 1.15; 4.4); 2) matar e curar (v. 3) - mesmo com todos os cuidados da ciência moderna, existem epidemias na terra, que ceifam as vidas de várias pessoas (I Sm. 2.6), mas Deus pode realizar milagres, e curar os enfermos (Is.38); 3) espalhar pedras e ajuntar pedras (v. 5) - Israel é uma terra pedregosa, por isso, antes de plantar, é preciso limpar os campos antes de ará-lo, alguém poderá fazer o mal a outrem enchendo sua terra de pedras (II Rs. 3.19,25); 4) abraçar e afastar de abraçar (v. 5) - existe o tempo de encontrar, de fazer novas amizades, mas infelizmente, também de deixá-las para trás, de se distanciar até...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HISTÓRIAS NOSSAS HISTÓRIAS
  • Historia da Historia
  • Historia das historias
  • historia e historia
  • a historia da historia
  • historia da historia
  • histórias nossas histórias
  • historia da historia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!