História

Páginas: 6 (1495 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Introdução
O estudo sobre o processo decisório nas empresas tem sido objeto de investigação de diversos teóricos e executivos durante, pelo menos, os últimos 50 anos, e muito tem sido descoberto e analisado sobre o tema. Sua importância e relevância para profissionais de diversas áreas envolvidas em processos de tomada de decisão são inquestionáveis, mas o atual contextoeconômico-político-social intensa concorrência, desenvolvimento tecnológico - tem exigido, cada vez mais desses profissionais, decisões mais acertadas, num espaço de tempo cada vez mais reduzido.
Por isso, a crescente importância de se tentar entender e construir modelos que proporcionem uma melhor aplicabilidade de técnicas e regras num processo de tomada de decisão empresarial onde a informação se apresenta comorecurso fundamental para o embasamento deste processo. Neste sentido, o estudo trabalhou os quatro modelos apresentados sendo que o pressuposto básico era o de que a empresa pesquisada não atuava de acordo com os aspectos que caracterizam o modelo de tomada de decisão racional.









Desenvolvimento

Gestão de Integração do Projeto Processos que integram todas as áreas mencionadas.Identificam, definem, combinam, unificam e coordenam os grupos do projeto. Gestão de Escopo conjunto de atividades para identificar e controlar o escopo do projeto e suas mudanças. Gestão de Tempo descreve os processos relativos ao término do projeto no prazo correto. Gestão de Custo descreve os processos envolvidos em planejamento, estimativa de gastos e controle de custos, de modo que o projetotermine dentro do budget aprovado. Gestão de Qualidade garante que o projeto irá satisfazer os objetivos para os quais foi realizado. Gestão de Recursos Humanos descreve os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto.
Gestão de Comunicação refere-se aos processos relativos à geração, coleta, disseminação, armazenamento e destinação final das informações do projeto de forma oportuna eadequada. Gestão de Riscos conjunto de ações para identificar, medir e tratar os riscos de forma a minimizar os impactos no sucesso do projeto. Gestão de Aquisição Planejar e realizar concorrência para compra de produtos e serviços e, administrar o contrato até seu encerramento. No meu ponto de vista, todas as áreas de conhecimento de Gestão de Projetos tem sua devida importância e complementam-se. Noentanto, entendo que, a área de Gestão do escopo, que é o conjunto de atividades para identificar e controlar o escopo do projeto e suas mudanças, é a mais importante, pelo fato de que, cuida para que o projeto seja concluído com sucesso, garantindo que o mesmo não saia da linha planejada. As atividades de definição, verificação e controle do escopo são determinantes para que se saiba o ponto departida e de chegada, as outras áreas não menos importantes darão continuidade ao projeto, funcionando como alimento para a vida do escopo. Dessa forma, senão houver uma boa elaboração e o controle do escopo, poderão aparecer imprevistos com o prazo, custo e qualidade, podendo trazer prejuízos tanto para a empresa quanto para o cliente.
Por outro lado, se o escopo for seguido, as chances doprojeto ser concluído com êxito são maiores e, teremos clientes satisfeitos. Segundo Choo (2003) as decisões resultam da adoção de um determinado curso de ação, e facilitam esta ação na medida em que definem e elaboram propósitos e alocam e autorizam o dispêndio de recursos. Portanto, o processo decisório pode ser visto como um conjunto de ações e fatores que têm início a partir da identificação de umestímulo para a ação e que se finaliza com o compromisso específico para a ação. Harrison (1993) cita que cada decisão deve levar em conta determinados aspectos, e que não há uma fórmula pronta que se aplique a todos os casos. Para este autor, o modelo processual de tomada de decisão pode ser a escolha ideal no caso de decisões que terão consequências de longo prazo, ou seja, decisões de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HISTÓRIAS NOSSAS HISTÓRIAS
  • Historia da Historia
  • Historia das historias
  • historia e historia
  • a historia da historia
  • historia da historia
  • histórias nossas histórias
  • historia da historia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!