História

Páginas: 2 (294 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
O presente autor relata com um senso crítico partes da história Farroupilha, as mais importantes pode-se dizer.
Ele narra sobre a política da época que desejava mudanças no regimeatravés das leis e achavam que a Revolução Farroupilha era uma solução.Também narra a respeito do forte esquema militar que existia naquele tempo, tudo por interesse dos luso-brasileiros e dapolítica Platina.
Descreve uma pequena parte da história de guerra guaranítica, onde militares e índios foram a formação dessa guerra.Guerra que iniciou por causa da transferência dos índiospara o sete povos, isso não foi aceito pelos missionários. Do outro lado a Demarcadora dos limites eram formados de Portugueses e Espanhóis, o enfrentamento decisivo ocorreu em (1756) emCaiboaté ,e com isso houve um imenso número de índios mortos registrado no Rio Grande do Sul. O autor relata o seguinte trecho no livro.

“A figura dochefe guarani Sepé Tiaraju foi resgatada da
documentação como símbolo da resistência ao arbito de amora terra em que se vive “ p.14.

Curiosamente a guerra guaranítica não faz parte da história Rio-grandense, mas teve por reduzir o números de guaranis de 30 milpara 14 mil, e com o passar do tempo pesquisas apontavam que os indígenas estavam se usando nomes Portugueses pelo fato de que as índias estavam tendo seus filhos com luso-brasileiros. Grandeparte dos índios participou na batalha dos Farrapos, devido a mistura de raças.
E com tudo se pode entender que o autor quis passar bem que a Revolução Farroupilha foi uma guerra detodos, onde todos queriam lutar pelos seu direitos e por tempos mais justos.Sem duvida ele foi o marco mais importante da história do Rio Grande do sul.

Ágata dos Reis
Matricula:64472
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HISTÓRIAS NOSSAS HISTÓRIAS
  • Historia da Historia
  • Historia das historias
  • historia e historia
  • a historia da historia
  • historia da historia
  • histórias nossas histórias
  • historia da historia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!