História

Páginas: 3 (536 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
A SOCIEDADE ROMANA
Obs.: favor não rabiscar o texto
De todas as regiões do mundo vinham escravos, a principal presa de guerra. Nus, acorrentados e marcados no pé com giz branco, trazendo placasno pescoço que identificavam seus países de origem, eram leiloados em Roma. Estima-se que no auge do Império, quando a cidade abrigava um milhão de habitantes, cerca de 400 mil residentes eramescravos.
Nenhuma sociedade dependeu tanto do trabalho escravos como Roma dessa época. Eram eles que construíam os templos e os palácios, cultivavam as enormes propriedades dos ricos. Serviam em suas casase cuidavam dos seus filhos. Escravos eram os ceramistas, alfaiates, joalheiros, sapateiros... Escravos compunham a burocracia que administrava o Império Romano.
Dessa forma, as massas romanasficavam com poucas oportunidades de trabalho e cronicamente pobres. Para mantê-las quietas os imperadores providenciavam “PÃO E CIRCO”. Distribuíam-se cereais gratuitamente para cerca de 320 mil cidadãos adiversão corria solta nos mais de 90 feriados anuais, .extravagantes passatempos que incluía corridas, matança de animais e luta de gladiadores.
Como classe, essa gente vivia com medo do imperadoracima deles, das massas de escravos, da malta de pobreza e do exército romano que se tornava um corpo poderoso e perigoso.
A capacidade e a disciplina dos soldados romanos eram famosas. Constavam serferozes que, ao saquear uma cidade matavam até os animais.
Pelas falências, vendas forçadas, despejos e a força bruta dos magnatas, tomavam as terras dos camponeses. E por doações, subornos efrouxidão governamental os proprietários usurpavam extensas faixas de terras públicas. A conseqüência foi o crescimento dos latifúndios que às vezes chagaram a mais de 1.600 quilômetros de quadrados. Umavez perdidas suas terras, os camponeses não podiam contar com o emprego nos latifúndios, pois lá estava toda a horda de escravos que se tornava a marca registrada da vida romana.
Na sociedade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HISTÓRIAS NOSSAS HISTÓRIAS
  • Historia da Historia
  • Historia das historias
  • historia e historia
  • a historia da historia
  • historia da historia
  • histórias nossas histórias
  • historia da historia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!