História

Páginas: 3 (710 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
Eis os casos concretos a serem resolvidos para a semana 5. Lembre-se de que deverão ser trabalhados em momento anterior à aula.
 
Caso 1
Em 1850 foi promulgada a lei Eusébio de Queiros que aboliudefinitivamente o tráfico de escravos da África para o Brasil. Todavia, esta não foi a única lei destinada a combater o tráfico de africanos para o Brasil.  Em novembro de 1831 entrou em vigor uma leique procurava dar andamento a um tratado firmado em 1826 entre a Inglaterra e o Brasil o qual, três anos após a sua ratificação (que se deu em 1827) declararia como ilegal o comércio de escravos parao Brasil.  Esta lei, contudo, não produziu os efeitos desejados.  Desenvolva considerações acerca do que contribuiu para o fracasso da lei de 1831 e das condições que possibilitaram o êxito da leiEusébio de Queiroz.
 R: A lei de 1831 na prática ela nunca foi executada, sendo desrespeitada por todos, na verdade era uma lei só para inglês ver.A lei de Eusébio de Queiroz não obteve êxito foi maisuma lei que não obteve efeito imediato, o tráfico negreiro continuou de forma ilegal e ocorreu até mesmo um incremento no contingente de africanos chegados no Brasil sob a condição de escravos nasdécadas seguintes.

Questão objetiva 1
 
Segundo o historiador Boris Fausto (História do Brasil – EDUSP), mais do que assinalar a metade do século XIX no Brasil, o ano de 1850 foi marcado pela entradaem vigor de uma série de leis que buscavam mudar a fisionomia do país no sentido daquilo que se entendia, à época, como modernidade. Assim, no que se refere a esta legislação, voltada para umamodernização institucional do Império, é CORRETO afirmar que:
 
A – Ela resultou de ampla participação popular, uma vez que o sistema político-eleitoral permitia que todos os homens, maiores de 21 anospudessem exercer o seu direito de escolher diretamente os candidatos que iriam compor a Câmara dos Deputados.
 
B – Ela se voltou, fundamentalmente, para a reforma da Constituição de 1824, já que,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HISTÓRIAS NOSSAS HISTÓRIAS
  • Historia da Historia
  • Historia das historias
  • historia e historia
  • a historia da historia
  • historia da historia
  • histórias nossas histórias
  • historia da historia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!