HISTÓRIA E A INTERDISCIPLINARIDADE

Páginas: 7 (1582 palavras) Publicado: 4 de setembro de 2014



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
história

equipe:

ANTÔNIO NUNES DA SILVA NETO
EVERTON CARLOS NAIFF BOTELHO
JOÃO KLEBERSON DE ALMEIDA OLIVEIRA
JOANA








HISTÓRIA E A INTERDISCIPLINARIDADE



















Castanhal
2011

equipe:

ANTÔNIO NUNES DA SILVA NETO
EVERTON CARLOS NAIFF BOTELHO
JOÃO KLEBERSON DE ALMEIDA OLIVEIRA
JOANAHISTÓRIA E A INTERDISCIPLINARIDADE















Trabalho apresentado ao Curso História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Comunicação e Linguagem, História Natiga, Introdução aos Estudos Históricos, Filosofia e Seminário l.

Professores; Celso Leopoldo Pagnan, Guilherme Cantieri Bordonal, Bernadete Streisky Strang, Márcia Bastos,Taíse Nishikawa








Castanhal
2011

INTRODUÇÃO

O seculo XXI ou lll milênio é uma época determinada à uma nova forma de entendimento entre as nações após tantas guerras, algumas como a 1° e a 2° guerra mundial, que geraram um genocídio assustador, e acabaram por forçar os países e nações de todo o mundo à uma evolução “educacional”, influenciandopropriamente no surgimento, mesmo que repentino, da ONU (Organização das Nações Unidas), afim de mediar sua relações.
No entanto as evoluções , não se tornaram algo observável somente em nossa comtemporaneidade mas, também na estrutura política das pólis gregas, que foi usada como base para o desenvolvimento das características ocidentais e que perduram até os dias de hoje, e, dentre as váriaspossibilidades e facilidades, desenvolve-se a arte da retórica, que como tal necessitava de um ambiente propício aos debates desenvolvidos na época. A retórica utilizou do meio intelectual da época, diga-se de passagem regrada por grandes pensadores, para fixar-se de forma que pudesse realmente surtir efeitos na sociedade, e que assistiu ao surgimento de uma nova arte tão intrigante quanto as que já faziamparte do contexto grego.
Historiadores da época expressaram a retórica através de suas obras e textos produzidos. Para a história, no entanto, há acontecimentos e obras que marcaram a sua produção, tal qual as produções homéricas, que marcaram o início ao menos didaticamente da historiografia grega, pois representa determinado período histórico de relevante importância e podem ser consideradosdocumentos primários, singularmente importantes ao desenvolvimento de estudos relacionados a determinado povo, e sua própria cultura ou aos estudos da pólis e a importancia que esta teve na época, como outros personagens da antiguidade deixaram suas contribuições intelectuais à esta sociedade.
As estruturas políticas das pólis gregas foram de relevante importância nesse processo não de produçãomas, de desenvolvimento e aprimoramento da arte de bem falar. Pois, dentro da política das pólis gregas, a eloquência era primordial para a construção da cidadania, visto que os debates políticos eram realizados em praça pública, ou seja, na ágora.


[...] a discussão torna-se a forma normal de tratar-se não só
a política, mas os acontecimentos em geral: prevalece a
opinião de quem expõesuas idéias corretamente e com
argumentos válidos, quer dizer há a supremacia do
logos (que significa ´palavra´, ´razão´)
(PAIM; PROTA; RODRIGUES, 1989, p. 47-48).


Volta-se mais uma vez a discorrer sobre a intertextualidade e a relação desta disciplina, história, com as demais, dependendo do contexto. Nesse em questão, acontece a atrelação da disciplina de filosofiae a arte retórica. Levando-se em consideração que a linguagem é uma das principais ferramentas de trabalho do historiador, faz-se necessário aprofundar-se acerca da arte retórica, bem como suas influências sobre a produção textual de vários historiadores.
Nessa perspectiva intertextual, o caminhar lado a lado dessas disciplinas, tanto da história com a filosofia quanto com a linguagem,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A INTERDISCIPLINARIDADE NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
  • Interdisciplinaridade com história em quadrinhos
  • A interdisciplinaridade na história e geografia nos anos iniciais
  • “O Mito da Interdisciplinaridade: história e institucionalização de uma ideologia“
  • Interdisciplinaridade
  • Interdisciplinaridade
  • Interdisciplinaridade
  • Interdisciplinaridade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!