História e síntese do aas

Páginas: 3 (640 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2012
HISTÓRIA E SÍNTESE DO AAS
Acido acetilsalicílico(AAS) mais conhecida como aspirina,  é um medicamento com propriedades analgésicas e antiinflamatórias. Utilizado também para tratamento de tiposmenos graves de dor, como dor de cabeça, cólicas e dores musculares. Sua síntese é totalmente feita com base na estrutura química de uma substância natural isolada do Salgueiro branco, a Salix Alba.
Emmeados do século V a.C. Hipócrates,considerado pai da medicina moderna, já receitava medicamentos preparados com cascas e folhas do salgueiro para tratamentos de dores reumáticas.
A salicilina ,princípio ativo do salgueiro, encontrada nas espécies dos gêneros de Salix e Populus, foi isolada pela primeira vez em 1829 , pelo farmacêutico francês H. Leroux .Em 1838, o químico italiano RaffaelePiria obteve o ácido salicílico, sintético, através de hidrólise oxidativa da salicina. Logo após, Kolbe e Dresden, em 1859, passaram a sintetizar os salicilatos, que antecederam a Aspirina. O empregoda salicina, bem como de seus derivados salicilatos fizeram com quer houvesse irritações estomacais e um gosto muito amargo, característica comum às substâncias que apresentam hidroxilas fenólicas.Entretanto, só em 1897, o pai do químico alemão Felix Hoffman, sofria de reumatismo crônico que combatia diariamente com ácido salicílilico, o que lhe causava sérios transtornos estomacais e um gostoruim na boca, pediu para que o filho preparasse outro medicamento que não causasse tanto efeitos colaterais. Então, Hoffman preparou e lhe deu o ácido Acetilsalicílico,o produto possuía as mesmascaracterísticas anti-inflamatórias e analgésicas do ácido salicílico, mas não tinha o seu sabor azedo nem era tão irritante para as mucosas. Só em 1899 a Bayer, companhia de produtos químicos onde Hoffmanntrabalhava, sintetizou-o e comercializou-o sob o nome rejeitado de "Aspirina".

Salicilina ácido salicílico ácido acetilsalicílico
A Síntese na aspirina partir do ácido salicílico
Antes de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Síntese do AAS
  • Sintese AAS
  • sintese do aas
  • Síntese de AAS
  • SINTESE DO AAS
  • Síntese de AAS
  • Sintese do aas
  • Síntese do AAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!