história e memória

Páginas: 2 (424 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Jacques Le Goff. História e Memória. Campinas: Ed. UNICAMP, 1990.
Sobre o autor: Jacques Le Goff
Jacques Le Goff nasceu na França em 1924. É um autor conhecido no Brasil tendo vários livroseditados como: A história nova, As raízes medievais da Europa, entre outros.
A OBRA
Ela é dividida em 10 capítulos e foi lançada em 1988. No prefácio o autor produz um estudo aprofundado sobre ahistória, exclamando se a história tem sentido ou se existe sentido nela.
Capítulo I - História.
O capítulo fala sobre o conceito de História e alguns cuidados que se deve ter. Dialoga com váriosautores como Marc Bloch, Benedetto Croce, Lucien Febvre, dentre outros. Segundo Le Goff nenhum documento é inocente, pois podem existir os “fazedores de história”.
Capítulo 2 - Antigo/Moderno
Peladefinição ocidental, os conceitos de antigo e moderno referem-se às oposições tradicional (passado)/ inovador (recente). Com a consciência da modernidade há um sentimento de ruptura com o passado e omoderno surge para afastar o que considera um atraso.
Capítulo 3 - Passado/Presente.
Por presente, a ideia não deve ser somente do instante, mas sim de uma interação entre eles. O passado como"função social" congrega também brechas para a inovação, para a mudança.
Capítulo 4 - Progresso/Reação.
A ideia de progresso provém da antiguidade greco-romana. A concepção de progresso na Históriacontinua sendo cíclica (desenvolvimento, apogeu e decadência).
Capítulo 5 - Idades Míticas.
Por mítico, entendem-se idades felizes. A idade mítica desempenhou um importante papel na história ehumanidade como o mito do país da abundância.
Capítulo 6 - Escatologia.
Escatologia é a doutrina das crenças que abordam o destino final do homem e do universo, Le Goff afirma que escatologia é “quando ohomem é colocado perante uma decisão”.
Capítulo 7 - Decadência.
O termo não se opõe a progresso, mas é mais comum ser ligado a ideia de envelhecimento. A decadência é uma fase necessária para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Memoria e História
  • Historia e memoria
  • Entre a história e a memória
  • Historia e memoria
  • Memória e História
  • História e memória
  • Historia e memoria
  • História e memória

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!