História e filosofia da educação

Páginas: 3 (592 palavras) Publicado: 21 de maio de 2011
◘ A China parece ter sido o primeiro país a considerar o ensino como função do Estado.
◘ No período do antigo império as escolas foram consideradas como estabelecimentos do Estado e o ensino tevecaráter acentuadamente político.
◘A educação chinesa: Os caracteres da linguagem chinesa representam idéias e não sons, ou seja, a escrita chinesa é uma escrita ideográfica e não fonética. Istosignifica que ela tem praticamente tantos caracteres ou ideogramas quantas são as idéias. Calcula-se que existem mais ou menos 25 mil caracteres, e esse cálculo pode elevar-se a 260 mil se consideramos queum simples acento dá um sentido diverso a esses caracteres.
◘ A Gramática chinesa é de difícil aprendizagem pois, os verbos não possuem tempo, voz e modo e os substantivos não têm gênero, número oucaso. A significação das palavras depende do tom da voz e da sua posição na frase. Há na escrita chinesa 6 tipos de caligrafia: o ornamental, o oficial, o literário, o manual comum, o corrente e oangular. O uso de estilo literário só pode ser aprendido depois de longos anos de rígida e mecânica imitação dos modelos clássicos. A Literatura chinesa é rica e variada sendo constituídos de obrashistóricas, filosóficas, teatrais, poéticas, contos e romances.
◘ A educação chinesa deve ser estudada principalmente pelos ensinamentos negativos que oferece. Tudo o que é condenável em matéria de ensinofoi cultivado pelos chineses: abuso excessivo da memória, desprezo pela formação da inteligência e do caráter, desinteresse pelas necessidades reais da vida, passividade do educando. A China foi o paísdo Antigo Oriente que possui maior número de escolas. Isso não impediu que a sua civilização se cristalizasse em formas rígidas e mumificadas. O que nos mostra que o problema educacional de um povopode ser considerado do ponto de vista quantitativo. De nada vale abrirem-se muitas escolas, sem que as mesmas se encontrem preparadas para o exercício integral da função educativa. O progresso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia e Historia da Educação
  • História e Filosofia da Educação Física
  • História e Filosofia da Educação
  • ATPS História da Educação
  • Filosofia e Historia da Educação
  • PORTFOLIO DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
  • história e filosofia da educação
  • A importancia da filosofia e historia da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!