História e Evolução

Páginas: 5 (1160 palavras) Publicado: 11 de maio de 2014
HISTORIA E EVOLUÇÃO ;
A ginástica,praticada desde a Pré-história , tinha um papel importante para sua sobrevivência , principalmente , na necessidade de atacar e defender-se. O exercício físico era transmitido através das gerações e fazia parte dos jogos, rituais e festividades, enquanto atividade, teria surgido, segundo estudos, no Egipto Antigo, onde as pessoas realizavam acrobaciascircenses nas ruas com o intuito de entreter os transeuntes,como pratica desenvolvia habilidades corporais importantes, como a força e a flexibilidade , ela passou a ser adaptada ao treino militar.
Na Idade Média, como forma de diversão, os egípcios realizavam torneios de habilidades e danças; foi aí que surgiu o nome “ginasta”, que designava os que praticavam a atividade física, geralmente em castelosmedievais, a ginástica geral é um esporte que envolve a prática de uma série de movimentos que exigem força, flexibilidade e coordenação motora. Ela se desenvolveu à partir dos exercícios físicos realizados pelos soldados da Grécia antiga, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo e habilidades semelhantes a executadas em um circo, como fazem os chamados acrobatas, foram os antigosgregos, os primeiros a praticar a ginástica como atividade esportiva e não apenas como forma de treino militar, a ginástica artística tornou-se esporte olímpico nos jogos de Atenas (1896), mas só para homens. A participação das mulheres foi liberada nos jogos de Amesterdã, em 1928.
No século II d.C., foram aprimorados os pensamentos pela busca da saúde através dos exercícios, com movimentos queexigissem maiores esforços ,mas a Igreja, a partir do século XVI, começou a condenar os torneios de lutas e os combates a cavalo, trocando-os por carrossel e corridas em círculo. A história da Ginástica Geral tem origem na Grécia, onde as idéias defendiam a prática de exercícios ao ar livre, alongamentos e boa alimentação, visando à performance corporal, à saúde e à beleza. Os exercícios deveriamter grau de dificuldade aumentados conforme o nível de capacidade atingidos pelo atleta e, com isso, obtendo resultados satisfatórios como o aumento da força, do volume de massa muscular etc. A Ginástica Geral é uma modalidade que não é competitiva e pode ser praticada por todos independente de idade, porte ou aptidão física. Em suma, a ideia da ginástica geral é a mesma da ginástica enquantoprática física descrita por Francisco Amoros.
Os militares na idade Média, tiveram a atividade física, como preparação para lutar nas cruzadas, e a esgrima era utilizada para tornar o homem forte e apto para as batalhas. Na idade moderna os turcos passaram a valorizar a atividade física como educação relacionada à pedagogia, filosofia e técnica surgindo à sistematização da ginastica. Soares afirmaque atividade física teve um papel importante para auxiliar a medicina na recuperação da população industrial, corrigindo vícios posturais relacionados ao trabalho.
O dicionário Aurélio da Língua portuguesa diz que a palavra Ginastica vem do grego GYMNASTIKÉ e significa a “arte ou ato do exercitar o corpo para fortifica-lo e dar-lhe agilidade”

PRINCIPAIS OBJETIVOS ;
A Ginástica Geral objetivapromover o lazer saudável, proporcionando bem estar físico, psíquico e social aos praticantes, favorecendo a performance coletiva, respeitando as individualidades, em busca da auto-superação pessoal, sem qualquer tipo de limitação para a sua prática, seja quanto às possibilidades de execução, ao sexo, à idade, ou ainda quanto à utilização de elementos materiais, musicais e coreográficos, havendo apreocupação de apresentar, neste contexto, aspectos da cultura nacional, sempre sem fins competitivos.
Objetivos
Dentre os principais objetivos da Ginástica Geral podemos citar os seguintes:
Oportunizar a participação do maior número de pessoas em atividades físicas de lazer fundamentadas nas atividades gímnicas;
Integrar várias possibilidades de manifestações corporais às atividades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evoluçao da historia
  • EVOLUÇÃO DA HISTÓRIA
  • História e evolução
  • Resenha
  • Historia e evolução da tabela periodica
  • História e evolução dos computadores
  • Evolução do estado na historia
  • Evolução dos monitores na historia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!