História e evolução

Páginas: 11 (2524 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2012
História e Evolução
A História da Contabilidade é tão antiga quanto a história da própria civilização. Ela surgiu 6.000 anos a.C. dos povos Sumério-Babilônicos, Fenícios, Egípcios, Gregos, Cretenses, Romanos, etc. A contabilidade passou por uma época chamada "Época Empírica" (6.000 a 1202 a.C.) que se caracterizou pela ausência da sistematização dos registros e pela ausência dos estudos denatureza científica e metodológica
Já se manifestavam ai as primeiras formas contábeis. Num mercado baseado na troca de mercadorias, a contabilidade servia para definir quanto alguém possuía de uma determinada mercadoria e qual o valor de troca dessa mercadoria em relação à outra. A atividade de troca e venda dos comerciantes da antiguidade requeria o acompanhamento das variações de seus bens quandocada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato.
Em suma a Contabilidade surgiu das necessidades que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam, gastavam ou deviam. Sempre procurando encontrar numa maneira simples de aumentar suas posses. Logo com as primeiras administrações, surge a necessidade de controle, queseria totalmente impossível sem a aplicação dos registros. Os vestígios de contabilidade dos Incas se davam através de nós dados em cordas penduradas, que registravam os seus bens.
No Egito, era anotado a medição e o transporte do trigo. Entre hieroglíficos se encontra a figura de um pastor registrando as suas ovelhas, através de pedrinhas. Pelos achados nota-se que a contabilidade consistia emsimples anotações a fim de evitar lapsos de memória, como em relatórios de trocas de bens e serviços.
À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupavam-se saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros. Outro exemplo que se pode citar decontabilidade na antiguidade era o da Babilônia.
A base da economia era a agricultura. A construção de canais era controlada pelo Estado. Utilizavam arado semeador, a carroça de rodas e a grade. Sua situação geográfica não lhes era propícia, pois eram escassas as suas matérias-primas, o que favoreceu os empreendimentos mercantis. As caravanas de mercadores saíam para vender suas mercadorias e iamà busca de marfim (da Índia), cobre (do Chipre) e estanho (do Cáucaso).
As transições comerciais eram feitas à base de troca, e, em alguns casos, usavam-se barras de ouro e prata. Com essa forma de controle tornou-se a maior cidade e mais fértil da Mesopotâmia. Nesta época já se faziam com escritas mesmo que rudimentares os registro do comercio, devido ao volume de negócios. Um escriba egípciocontabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.C. As transições comerciais eram feitas à base de troca, e, em alguns casos, usavam-se barras de ouro e prata, mostrando então a necessidade dos registros, para controlar e calcular as transações que eram efetuadas no período.
Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia à necessidade de controle, quenão poderia ser feito sem o devido registro, a fim de que se pudesse prestar conta da coisa administrada. Assim os proprietários dos valores, poderiam saber exatamente o que possuíam como e quanto poderia dispor, para suprir as necessidades próprias e dos seus dependentes.
Sendo assim, foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reaispossibilidades de uso, de consumo, de produção e etc.
Sistemas de escritas contábeis foram bastante utilizados nas Ilhas Britânicas, baseados principalmente na forma egípcia de registro. Porem ainda naquele tempo não havia o crédito, ou seja, as compras, vendas e trocas eram feitas à vista. Empregavam-se ramos de árvores assinalados com talhos como provas de dívida ou de quitação. As escritas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evoluçao da historia
  • EVOLUÇÃO DA HISTÓRIA
  • História e Evolução
  • Resenha
  • Historia e evolução da tabela periodica
  • História e evolução dos computadores
  • Evolução do estado na historia
  • Evolução dos monitores na historia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!