HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DO HANDEBOL NO BRASIL

1197 palavras 5 páginas
ESCOLA ESTADUAL PROF. RUY ALENCAR
2°7

O Estudo dos Gases

MANAUS/AM

Escola Estadual Prof. Ruy Alencar
Professor: Aluisio
Alunos (as): Brenda Freitas, Raissa de Souza.
Série: 2° ano Turma: 07 Turno: Noturno

O Estudo dos Gases

MANAUS/AM
Introdução

Os gases são substâncias fluídas que estão presentes em grande quantidade na natureza.
O ar atmosférico é composto por vários gases, tais como: nitrogênio (78%), oxigênio (21%) e outros gases (1%). Os gases possuem a propriedade de expansão (aumento de volume) e contração (diminuição de volume). Estas mudanças ocorrem de acordo com a mudança de temperatura, pressão, etc. Possuem também a capacidade de passar para o estado líquido, ocupando desta forma menos espaço. Gases são a forma mais leve dos materiais. Nas CNTP, e neste planeta, os gases são aqueles que necessitam se combinar com moléculas covalentes e alguns metais. Exemplo: CO2, O2, SO2, He.

O Estudo dos Gases

Com exceção dos gases nobres, que são formados por átomos isolados a maioria dos gases são compostos moleculares. Fisicamente, os gases possuem grande capacidade de compressão e expansão, não possuindo nem forma nem volume definidos, pois ocupa o volume a forma do recipiente que os contém.
Há uma diferença entre gás e vapor: o vapor é capaz de existir em equilíbrio com a substância em estado líquido e até mesmo sólido; o gás, por sua vez, é um estado fluido impossível de se liquefazer. movimentam desordenadamente em todas as direções e sentidos.
O estado de um gás é caracterizado pelo valor de três grandezas físicas: o volume V, a pressão p e a temperatura T, que são denominadas variáveis de estado de um gás.
O volume de um gás é devido aos choques das suas moléculas contra as paredes do recipiente, e a sua temperatura mede o grau de agitação de suas

Relacionados

  • Jogos Cooperativos e a Pedagogia do Esporte
    40897 palavras | 164 páginas
  • Jogos cooperativos
    37568 palavras | 151 páginas