HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

Páginas: 9 (2191 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2013
FACULDADE ESTÁCIO ATUAL DA AMAZÔNIA
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PROFESSOR: MARCELO ALENCAR




CREUZA CRISTINA SAMPAIO MELO
EVERTON THIAGO LIMA DA SILVA ARAÚJO
JUCINEIDE RODRIGUES DA COSTA
LEMOEL GOMES DA COSTA
PAULO ROBERTO RIBEIRO FERREIRA







HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE








BOA VISTA – RR






INTRODUÇÃO

A Contabilidade étão antiga quanto a história da civilização, e advém da necessidade humana de registrar e proteger suas posses e controlá-las, organizando assim a sociedade humana economicamente. Com ela evoluíram várias outras áreas do conhecimento e seus instrumentos, como a matemática, que está intrinsecamente ligada à Contabilidade. Esta só conheceu os números abstratos devido a necessidade contábil, e vemevoluindo juntamente com a mesma. A economia também é grande aliada da Contabilidade, no sentido de traduzir as informações contábeis e suas demonstrações, tornando-as analíticas e competitivas indicando tendências de mercado positivas, negativas ou até mesmo nulas, sendo assim, se faz necessária uma pesquisa acadêmica, que consiga abordar a origem contábil e sua evolução, para assim traçar novasperspectivas e tendências, deixando para traz as tabulações em argila e barro, e vindo para a Era da informática sem perder sua essência e princípios enquanto ciência e instrumento de organização e sistematização social.












ORIGEM DA CONTABILIDADE

A contabilidade teve evolução relativamente lenta até o aparecimento da moeda. Na época da troca pura e simples de mercadorias, osnegociantes anotavam as obrigações, os direitos e os bens perante terceiros, porém, obviamente, tratava-se de um mero elenco de inventário físico, sem avaliação monetária.
A contabilidade reflete um dos aspectos mais dominantes no homem hedonista, isto é, põe ordem nos lugares em que reinava o caos, toma o pulso do empreendimento e compara uma situação inicial com outra mais avançada do tempo.Pode-se facilmente verificar que um sistema simples de registo e análise contábil não falta, nem mesmo na mais rudimentar das organizações. Em certas organizações pequenas poderão faltar o economistas, o engenheiro ou o técnico em Administração, mas certamente não faltará o técnico em Contabilidade. O contador torna-se também o primeiro analista das informações produzidas pelo sistema por elemontado e um dos executivos mais importantes dentro da entidade. O acompanhamento da evolução do patrimônio liquido das entidades de qualquer natureza constituiu-se no fator mais importante da evolução da disciplina contábil.
Em termos do entendimento da evolução histórica da disciplina, é importante reconhecer que raramente o “estado da arte” se adianta muito em relação ao grau de desenvolvimentoeconômico, institucional e social das sociedades analisadas, em cada época. O grau de desenvolvimento das teorias contábeis e de suas práticas está diretamente associado, na maioria das vezes, ao grau de desenvolvimento comercial, social e institucional das sociedades, cidades ou nações.
As primeiras inscrições contábeis datam da época pré-histórica, tendo também inscrições no Brasil, o que reforçaa fundamentação teórica supracitada. Leva à certeza de que a sociedade, desde que foi constituída está intrinsecamente ligada à ciência contábil e ao controle da propriedade. Cabe ainda ressaltar, que essas inscrições, são primeiramente demonstradas em símbolos, e que na América do Sul datam de mais ou menos 10 mil anos, como observou-se no Peru, provando sofisticação de conhecimento.
Sendoassim, cabe tratar esta evolução pelo prisma de seus instrumentos e da própria humanidade, como a matemática, que têm papel fundamental nesta ciência, e que evoluiu na tentativa de encontrar justificativas e soluções para as necessidades contábeis. Citando a importância desses instrumentos, não se pode deixar de observar que os números arábicos foram de enorme valia nesse processo evolutivo, bem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História e evolução da contabilidade
  • Síntese da história e evolução da contabilidade
  • A evolução da história da contabilidade
  • A história e a evolução da contabilidade
  • A Evolução historia da contabilidade
  • A evolução da história da contabilidade
  • História e Evolução da Contabilidade
  • A evolução da história da contabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!