História e conhecimento: uma abordagem epistemológica

Páginas: 6 (1442 palavras) Publicado: 26 de agosto de 2014
História e conhecimento: uma abordagem epistemológica

Os problemas específicos da epistemologia das ciências sociais e humanas aparecem em cinco aspectos, o primeiro deles se apresenta quando a consciência e a razão existem tanto no sujeito quanto no objeto, essa interação sujeito/objeto acaba por modificar a pesquisa. O segundo problema avalia o ser humano dotado de razão seja ela conscienteou não como um individuo e interagindo em conjuntos e sociedades, fazendo-o com que ele pertença a uma cultura determinada, levando-o a utilizar itens no seu processo de conhecimento ou levar aqueles cujo julgar pertinentes. Seria um único modelo epistemológico conveniente a todas disciplinas que se pretendem cientificas? Com essa questão inicia-se o terceiro problema, pois as ciências humanas esociais (factuais) onde se predomina a indução coexistem com outras, como a ciência formal que tem uma estrutura que privilegia a construção axiomática e a dedução. Separar a ciências em blocos de tipo daquelas onde o objeto de estudo permite a experimentação daquelas onde isso não ocorre, porem na ciência humanas e sociais é impossível não considerar questões atinentes ao valor e à significação,quando o objeto de estudo é o homem. O quarto problema diz respeito a separação da ciência, uma onde o sujeito tem que situar-se no interior de um tipo de sociedade, para que suas analises tenham uma referencia inescapável, caso da economia, a outra coloca-se fora de qualquer sociedade para se interessar por todas as sociedades e suas diferenças no tempo e no espaço, a história, essa estadesprovida de interferir no curso das decisões e dos eventos, ao passo que a primeira possuí canais de atuação social e instrucional. Por ultimo, mas não menos importante, o quinto problema trata sobre o a história que os homens fizeram no passado, seriam objetos inatingíveis de conhecimento, pois através do discurso seria alvo de indagações sobre o que se pretende afirmar sobre esse passado humano.
Trêsmodalidades básicas ou principais se apresentam diante da história como posturas epistemológicas, o reconstrucionismo, o construcionismo e o desconstrucionismo, ambos mutáveis no tempo apresentam trocas e influências agindo, ou não, sobre as outras, mesclando ou afastando-as.
O primeiro deles baseia-se em um consenso amplo das regras do método para a geração do conhecimento histórico, chamadotambém de “escola metódica” da história, era um trabalho empirista, concentrado na manipulação rigorosa e imparcial de dados e fontes, quase sempre em textos escritos, embora se admitisse, em escala menor, outras categorias de materiais. O reconstrucionismo acreditava que a história-objeto, aquela que os homens fizeram no passado, poderia ser atingida pela história-disciplina, pois o conhecimentohistórico valido e verdadeiro poderia ser alcançado através de investigação racional, independente e imparcial dos dados e fatos do passado, pois mesmo a história sendo uma ciência de observação indireta, os fenômenos de percepção indiretos não é irreal e que é possível estabelecer uma conexão baseada na semelhança dos fatos entre o passado e os acontecimentos atuais. Resumindo, o reconstrucionismocompartilhava as concepções otimistas da época acerca do conhecimento, identificava fatos e dados válidos independentes do observador e acumulava continuamente conhecimentos válidos, porem essa frente perdeu força quando o sujeito limitado pela objetividade e imparcialidade se coloca de fora ativa e não só contemplativa, abrindo espaço para uma nova frente, onde fatos e dados não aparecem comoindependentes do sujeito e esse interferem na escolha, na construção de dados e na delimitação dos dados e fatos utilizados, caracterizando o método cientifico hipotético-dedutivo.
Método esse utilizado pelos seguidores do construcionismo, tendo uma postura heterogênea, afirmam que o sujeito intervém ativamente no processo de conhecimento, expressando uma realidade transindividual objetiva, sem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Conhecimento Científico e o Senso Comum – Uma Abordagem Epistemológica
  • RESUMO: A HISTÓRIA EPISTEMOLÓGICA
  • ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DA GESTÃO AMBIENTAL
  • CORRELAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ENTRE AS CORRENTES TEÓRICAS DO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO HUMANO, OS PARADIGMAS...
  • Abordagem histórica do conhecimento científico
  • Conhecimento e literacia
  • Historia do conhecimento
  • A comunicação publicitária e suas transformações: uma abordagem epistemológica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!