História e caracterização da psicologia hospitalar

Páginas: 10 (2482 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2011
História e Caracterização da Psicologia Hospitalar
O termo Psicologia Hospitalar é utilizado exclusivamente no Brasil. Nos demais paises esse conceito é entendido como Psicologia da Saúde, pois o profissional é visto de acordo com as atividades realizadas e não o local de atuação.
Os primeiros Psicólogos brasileiros começaram a atuar em hospitais na década de 60, não existia um modelo a serseguido, pois a psicologia como ciência ainda estava sendo consolidada em paises desenvolvidos. Sem uma definição no processo de atendimento, muitos profissionais utilizavam práticas comuns ao modelo clinico em suas atividades no contexto hospitalar.
A reproduão das práticas de consultório não atendia as necessidades dos pacientes e nem da equipe médica, e a falta de ambiente adequado para essesatendimentos contribuiu para o seu fracasso. É essencial ao se trabalhar em Psicologia no ambiente hospitalar compreender que ali não se faz somente Psicologia, mas sim Psicologia Médica, que é entendida como o estudo das diversificadas situações psicológicas vividas pelo paciente hospitalizado.
Deve-se ressaltar que o paciente hospitalizado, diferentemente do paciente que passa por consulta emconsultórios clínicos, não procurou atendimento de forma espontânea. O atendimento é necessário, pois estão acometidos de doenças orgânicas graves ou agudas, e necessitam comunicar-se com o médico de forma adequada para obter informações sobre sua doença. Neste contexto o papel do psicólogo hospitalar é de extrema importância para apoiá-lo, promover uma melhor relação da equipe médica com essepaciente, informá-lo sobre todos os aspectos de sua patologia e prognóstico.

O que é Psicologia Hospitalar
O psicólogo hospitalar tem sua função centrada no setor, secundário e terciário que quer dizer atuação em centros de saúdes, ONGs e hospitais, oferecendo uma atenção à saúde, e realizando atividades como: atendimento psicoterapêutico; grupos psicoterapêuticos; grupos de psicoprofilaxia;atendimentos em ambulatório e unidade de terapia intensiva; pronto atendimento; enfermarias em geral; psicomotricidade no contexto hospitalar; avaliação diagnóstica. Para que o psicólogo esteja capacitado a trabalhar em saúde, é imprescindível refletir se sua formação lhe dá as bases necessárias para essa prática. A aprendizagem não deve ser só teórica e técnica, pois o psicólogo tem que sercomprometido socialmente, estar preparado para lidar com os problemas de saúde de sua região e ter condições de atuar em equipe com outros profissionais.
A formação do psicólogo
O psicólogo hospitalar vem sendo, cada vez mais, reconhecido pela sua importância dentro do atendimento ao paciente hospitalizado. Os núcleos para uma formação especializada também começam a se difundir, e aparece umacrescente demanda de graduandos e profissionais de Psicologia com interesse na área. O mercado de trabalho para a Psicologia Hospitalar se abre, principalmente, nos últimos anos, um o aumento do número de concursos públicos e vagas para a Psicologia na área de saúde.
Em clinicas hospitalares a inclusão está sendo grande nos CTI’s , por conta das dificuldades que as pessoas sofrem com a morte opapel do psicólogo está aumentando. A Psicologia Hospitalar ainda é muito recente em termos de teorias e técnicas psicológicas que de fato dão suporte a intervenção e atuação do profissional psicólogo no âmbito hospitalar. No início desse trabalho, o modelo de atendimento no consultório particular, é que balizava aorientação desses profissionais. Pois a formação acadêmica do psicólogo até hoje, permanece centrada no modelo de atendimento individualizado da pratica clinica. A disciplina de Psicologia Hospitalar, geralmente só é oferecida nos últimos períodos, e em algumas instituições são disciplinas eletivas ou opcionais. Nos Serviços de Psicologia Aplicada (SPA) das universidades, poucos são os estágios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A história da psicologia hospitalar
  • Historia da Psicologia Hospitalar
  • Historia da psicologia hospitalar
  • A história da Psicologia Hospitalar no Brasil
  • Historia da psicologia hospitalar
  • História da psicologia Hospitalar
  • a historia da psicologia hospitalar
  • História da Psicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!