História victoria secret

Páginas: 24 (5846 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
Índice
Introdução Pg. 2
Capítulo I – Objeto da marca Pg. 3
Marketing Mix
Estrutura da identidade e níveis do produto Pg. 4
Pirâmide de Kapferer Pg. 5
Extensão da marca Pg. 5
Pricing, placement, promotion Pg. 6
Capítulo II – Sinais da marca Pg. 7
Identity Mix
Identidade central Pg. 7
Identidade tangível Pg. 7Identidade alargada Pg. 8
Personagens da marca Pg. 8
Capítulo III – Imagem da marca Pg. 10
Análise dos inquéritos Pg. 10
Estrutura da amostra Pg. 10
Notoriedade Pg. 11
Motivos de compra Pg. 11
A nacionalidade e as marcas Pg. 12
As associações dos proprietários Pg. 12
Associações e a concorrência Pg. 13
Conclusão Pg.14
Anexos Pg. 15
Biblio/netgrafia Pg. 26

Introdução

O presente trabalho tem origem na disciplina de Estudo da Marca, ao longo da qual desenvolvemos o estudo sobre uma qualquer marca, relativamente à sua missão, aos seus sinais e à sua imagem. Assim, aqui desenvolveremos essa mesma análise, à luz da marca FIAT (Fábrica Italiana Automóvel de Turim), uma marca automóvel,com origem em Turim, Itália, contando já 112 anos de história. A FIAT iniciou-se como produtora de máquinas agrícolas e atualmente encontra-se dividida em dois grandes grupos comerciais: O grupo “FIAT Industrial” e “FIAT S.A.”, sendo esta detentora de marcas como a Alfa Romeo, Lancia, Fiat, Jeep, Abarth, Magneti Marelli ou ainda Ferrari. É importante definir desde já que a marca em estudo é a FIATenquanto marca automóvel, e não como grupo comercial, embora detenham o mesmo nome.
A nossa escolha partiu do facto de se tratar de um caso de estudo distinto, uma vez que a marca atravessa atualmente um processo de mudança no que toca à sua política de marketing e imagem. Pretendemos de certa forma perceber até que ponto a marca está a ser bem-sucedida, pois para avaliar a imagem da marcavimo-nos na necessidade de estudar a opinião do público através de inquéritos, resultados que analisaremos no final deste trabalho.
Inicialmente a FIAT nasce como uma marca de automóveis citadinos, pequenos e simples, acessíveis a todos. A marca resistiu e diversificou-se até aos dias de hoje. Porém, é vista como uma marca de carros frágeis e “demasiado simples”. A FIAT tem apostado ferozmente em novosdesigns e inovação tecnológica, levando a que sejam hoje modernos carros citadinos. A nossa missão é avaliar até que ponto também os consumidores a posicionam assim.
Tornou-se para nós evidente que o tratamento do estudo da marca passa pela análise dos três pilares que a compõem, objeto, sinal e interpretante, não só por podermos afirmar que é segundo este modelo que esta se compõe, como também éa sua análise conjunta que nos permite averiguar que a marca não incorre em qualquer tipo de miopia. Começamos assim este estudo, dividindo os pilares em capítulos, para que no final possamos concluir como é que a marca se compõe e está a ser impactada.
*Este trabalho foi realizado ao abrigo do novo acordo ortográfico*

Capítulo I – Objeto da marca

Fig. 1 - Triângulo da marca - O objetoO nosso estudo sobre o objeto da marca será feito, acompanhando por partes, a definição que nos é dada por Paulo de Lencastre no seu “Livro da Marca”. Assim;

“O objeto da marca é primeira e essencialmente a empresa/organização, ou a pessoa física/jurídica que está por detrás da marca.”

Assim, a marca em estudo é a FIAT (assinalada com uma seta vermelha na fig. 2), detida pela FIAT S.A.,sendo que esta é também detentora de marcas como a Lancia ou a Alfa Romeo. Continuando com a definição de Paulo de Lencastre no que toca ao objeto da marca vemos que:

Fig. [ 2 ] - Diagrama da estrutura do grupo FIAT
“É de seguida o conjunto das suas ofertas, dos benefícios que propõe aos públicos a que se dirige e o conjunto de ações de marketing que tangibilizam esses benefícios.”

Daqui...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • victoria secret
  • Victoria s Secret
  • Projeto loja victorias secret
  • VICTORIA S SECRETS PESQUISA DE MERCADO
  • Victoria
  • Victória
  • Secret
  • Victória

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!