história qualidade

Páginas: 9 (2183 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2013
Para entendermos um pouco sobre a história da qualidade, comecemos a observar algumas definições sobre qualidade colocadas por alguns autores.
“Diferenças na qualidade equivalem a diferenças na quantidade de alguns elementos ou atributos desejados.” (ABBOT, 1955).
“A qualidade consiste na capacidade de satisfazer desejos..” (EDWARDS, 1968)
“Qualidade é satisfação das necessidades doconsumidor..” , “ Qualidade é adequação de uso” (JURAN, 1974)
“Qualidade é o grau de excelência a um preço aceitável” (BROH, 1974)
Como podemos perceber há várias definições, nos baseamos em fatos históricos para entender como aconteceu a evolução o conceito de qualidade.
Comecemos com os conceitos na área de qualidade moderna que se baseavam em confiabilidade, conformidade, metrologia, tolerância eespecificações, onde o foco do controle de qualidade era o produto e não o processo. Temos para exemplificar no século XIX a montadora de automóveis Panhard e Levassor que montavam seus veículos através de modelos projetados por artesãos, em que nenhum carro sairia igual ao outro justamente por ser projetado por artesãos diferentes em que peças e componentes específicos eram projetados, sem autilização adequada de conceitos de qualidade. Onde uma pequena parte de consumidores estava acessível a esse tipo de mercado.
Posteriormente temos a Revolução Industrial com uma nova ordem produtiva, em que a customização foi substituída por padronização e produção em larga escala. A produção em massa encontrou a linha de montagem de um modelo ideal e o trabalho foi fragmentado, onde os trabalhadoresdominavam apenas uma fração do trabalhado. O modelo taylorista também retirou do trabalhador as etapas de planejamento e nesta época surgiram-se os inspetores de qualidade.
As necessidades dos clientes já não eram direcionadas à concepção do produto e em 1908- 1927 houve a era do Fordismo. Em que Henry Ford tornou acessível através de uma linha automobilística denominada Ford –T ser acessível àvárias classes de consumidores. O que contribuiu para evolução do conceito de qualidade. Como o modelo de linha de montagem se difundiu, tornou-se importante investir no desenvolvimento e áreas como a metrologia, sistema de medidas e especificações para garantir intercambialidade das peças. Nesta época a inspeção era o foco do controle de qualidade, mas o conceito de qualidade priorizava uma abordagemvoltada à produção e à conformidade não mais priorizando os conceitos de gestão da qualidade moderna do período artesanal.
Em 1924 o conceito de controle da qualidade deu um grande salto com a criação dos gráficos de Walter A. Shewhart que fundiu os conceitos de estatísticas à realidade produtiva.
Em 1930 o controle de qualidade evoluiu com o desenvolvimento do sistema de medidas e deferramentas de controle estatístico do processo e surgimento de normas específicas para essa área, surgindo técnicas de inspeções por amostragem.
No período da segunda guerra mundial as conquistas de controle estatísticos da qualidade se difundiram, e após guerra novos elementos na gestão da qualidade surgiram.
No EUA, em 1945 surgiu a primeira associação de profissionais da área de qualidade e foi nadécada de 1950 que as primeiras associações de qualidade e seu impacto nos custos foram tecidas e foi proposta por Juran o primeiro modelo sistêmico de qualidade. Juran lançou uma publicação que apresentava um modelo que envolvia planejamento e apuração dos custos de qualidade de forma sistêmica nas organizações formulando o sistema de Controle da Qualidade Total que influenciou fortemente o modeloproposto pela International Organization for Standardization a famosa ISO, a série ISO 9000.
Os japoneses, como dependiam das exportações para conseguir comprar praticamente tudo de que necessitavam e ainda pagar sua dívida, se viram diante do desafio de vender a outros mercados com preços menores, produtos de qualidade igual ou superior. Para os japoneses, que tinham uma lógica de preços...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As eras e história da qualidade
  • história da qualidade
  • A HISTORIA DA QUALIDADE
  • A história da qualidade
  • História da qualidade
  • A Historia Da Gestao Da Qualidade
  • HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA QUALIDADE
  • Resumo da história qualidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!