História Profissional da Educação

Páginas: 66 (16337 palavras) Publicado: 25 de fevereiro de 2015







FACULDADE INTEGRADA DE GOIÁS – FIG
Mestrado em Educação







HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL
Aspectos relevantes da História da Educação

Renata Ferreira Rios










PARTE I
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: DA ANTIGUIDADE AOS NOSSOS DIAS
MANACORDA (1997)



No antigo Egito, os ensinamentos eram escritos ou mandados escrever pelo vizir pai elidos e decorados pelos filhos prostrados no chão. Nasce a escola dos escribas (homem de poder)

1. Sociedade e educação no antigo Egito

Do Egito chegam até nós os testemunhos mais antigos e mais ricos sobre todos os aspectos da civilização e, em particular, sobre a educação. A quase totalidade de provas não se refere nem à escola intelectual ou dos aspectos formais e instrumentais da instrução(ler, escrever, calcular), nem aprendizado profissional (habilidades manuais e noções teóricas de cada ocupação). As provas são de processo de inculturação das classes dominantes: istó é, a escola de formação para a vida política, ou melhor, para o exercício do poder.
Embora compreenda elementos da instrução formal ou instrumental, a didática dos documentos falam apenas da introdução aoscomportamentos e à moral.

2. O antigo império: a literatura sapiencial como instituio oratoria

Textos que descrevem os ensinamentos da época são introduzidos através de um título-sumário e encerrados numa moldura narrativa que fornece a ocasião e a circunstância em que o ensinamento foi dado. Eles descrevem conteúdos, objetivos e a relação pedagógica com o mestre. O mais antigo é o Ensinamentopara Kaghemni, por meio do qual o vizir preparava ensinamentos para seus filhos. Neste caso não é possível saber se a escrita foi ensinada.
O ensinamento envolvia preceitos comportamentais e casos particulares.
“Não te envaideças em teu coração pela tua força quando estás entre teus colegas. Cuida para não ser desafiado...”
“Se sua boca procede com palavras indignas, tu deves domá-la em suaboca, inteiramenta. – o falar bem”.

Esse tipo de ensinamento procurava desenvolver a consciência interior e interpessoalidade em uma formação do homem político. Em um reino autocrático, a arte do comando é também, e antes de tudo, arte da obediência: a subordinação é uma das constantes milenares desta inculturação da qual, portanto, faz parte integrante o castigo e o rigor como a prática imediatada política.

“Pune duramente e educa duramente”


3. A idade feudal: os novos charlatães (2.190 a 2040 a.C.)

Norma institucional de educação intelectual (o falar bem) e física (natação) é reservada aos príncipes régios e a outros jovens nobres ou elevados entre os nobres. Havia condenação explícita da apropriação da arte da palavra, ou arte política, por parte das novas classes sociais:uma condenação que encontraremos frequentemente na história. O “charlatão” não é, evidentemente, o falador deselegante que não tem gosto literário, mas o demagogo que, não pertencendo à classe dominante, presume, mal usando esta arte, conquistar o poder. A este desprezo pelos novos oradores ou políticos junta-se, de fato, a admoestação do faraó ao filho, para que volte a dominar com competênciaesta arte.

“Sê um artista da palavra, para seres potente. A língua é a espada do homem.”

4. O Médio Império: o escriba e outros ofícios (2133-1786 a. C.)

Nas épocas posteriores, o uso do livro de texto torna-se cada vez mais frequente.
A obediência e o estudo aparecem cada vez mais como o caminho favorável para a proveitosa vida de escriba, considerada como ideal da promoção social.Este, por sua vez, satiriza o triste viver dos vários artesãos (sob a opressão e a exploração do trabalho).
“Eis que não existe uma profissão sem que alguém dê ordens, exceto a de escriba, porque ele é quem dá ordens.

“Sê escriba: esse ofício salva da fadiga e te protege contra qualquer tipo de trabalho. Por ele evitas carregar a enxada e a marra e dirigir um carro. Ele te preserva do manejo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação profissional no brasil – uma história recente.
  • A História da Educação Interface aos Direitos dos Profissionais da Educação
  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA BAHIA: O PERCURSO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
  • O profissional na era da educação
  • Educação profissional
  • Educação Profissional
  • Educação Profissional
  • educação profissional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!