História natural da doença

Páginas: 17 (4241 palavras) Publicado: 17 de abril de 2013
HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA

Delsio Natal & Marcos Obara

Partindo-se dos temas já explanados e admitindo-se que a doença é conseqüência da ação de fatores determinantes, é razoável reconhecer, que quando esses fatores atuam por meio das redes multicausais, a doença deva se expressar. Se nas leituras anteriores a preocupação estava circunscrita a entender melhor a causalidade, aqui aabordagem desenrolar-se-á, muito mais em torno da temática do efeito, o qual se expressa através do processo, que pode culminar com a doença em si. Em que se resume então a doença? Como ela se inicia, evolui, manifesta-se, provoca seus danos e desaparece?
A ciência epidemiológica ou mais amplamente a Saúde Coletiva se preocupa com a doença no início de sua gênese, muito antes de sua própriaconfiguração. Aqui fica marcada grande diferença dessas áreas, quando comparadas com a clínica, cujo centro de interesse recai geralmente a partir do momento que o agravo se manifesta. Atesta-se que para um fator possuir natureza "causal" necessita atuar temporalmente antes que a doença apareça. Em outras palavras, se a doença surgir antes da atuação de um fator suspeito, tal fator não é"causal".
Imaginando-se uma doença comum em uma dada área, os casos aparecem clinicamente, as manifestações progridem e finalmente vem a cura, a seqüela, a morte ou a emigração e os casos deixam de existir naquela população. Quando se descreve a seqüência de acontecimentos, procurando cobrir desde o período anterior a seu início até seu desfecho, está se narrando a história natural da doença. Oque se pretende deixar claro é que toda doença tem sua dinâmica de gênese e desaparecimento. Usualmente não há simultaneidade no surgimento dos casos, cada um se configurando em um devido tempo.
Embora seja evidente que a doença é um processo dinâmico de caráter populacional, os casos serão aqui considerados individualmente para facilitar o entendimento da história natural. Será feito assim,porém sem perder a noção que o indivíduo, vítima da doença, é componente de uma população e que, de igual maneira, outros elementos podem estar sendo igualmente acometidos.
A seguir serão apresentados os períodos da história natural da doença, e discutida as respectivas estratégias preventivas. A subdivisão adotada está baseada em Leavell e Clark, 1965, porém, procurar-se-á introduzir umavisão mais moderna, ampliando-se a discussão para além do determinismo puramente ecológico que marcou a época dos referidos autores. O mesmo assunto tem sido abordado de diferentes maneiras por outros autores (Leser e cols., 1985; Forattini, 1996; Rouquayrol e Almeida Filho, 1999). Para uma visão mais crítica, recomenda-se a leitura de Breilh, 1991.



Prevenção primária - Períodopré-patogênico

Quando se discute a história natural de uma suposta doença Y, sob o ponto de vista individual, reconhece-se um primeiro período chamado pré-patogênico. Trata-se daquele lapso de tempo existente antes que um estímulo desencadeante e necessário do processo da doença Y possa interagir com um determinado hospedeiro humano a ser considerado. Nesse período não há portanto a doença, mas se amesma ainda não se estabeleceu, por que razão preocupar-se?
Supondo que o indivíduo em estudo seja saudável e nunca tenha se deparado com o estímulo, mas que outros componentes da população onde ele está inserido têm sido acometidos, não fica difícil deduzir que fatores associados à doença estão atuando e que o elemento considerado vive uma situação de risco.
Assim sendo, é noperíodo pré-patogênico que atuam as chamadas pré-condições (Rouquayrol e Almeida Filho, 1999). Essas nada mais são que fatores, que de alguma forma, mediante atuação, aumentam as chances de a doença materializar-se. É patente, na maioria das situações, que quando um fator está presente, apenas poucos elementos são atingidos. Nessa linha de raciocínio, a simples atuação do fator aumenta o risco de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História natural da doença
  • HISTORIA NATURAL DA DOENÇA
  • A história Natural das Doenças
  • História Natural da Doença (HND)
  • história natural da doença
  • Obesidade
  • Historia natural da doença
  • A História Natural das Doenças

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!