História medieval

Páginas: 5 (1196 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
A História Medieval é o período da história do Ocidente situado entre a História Antiga e a História Moderna.

O início da Idade Média, também chamada de era Medieval, é caracterizado pela queda do Império Romano, em 476. A invasão dos povos bárbaros causou a fragmentação de um gigantesco império, alterando as relações políticas daí por diante.
O que mais marca a idade média é sem duvida afortíssima desigualdade social do clero e nobreza em relação ao povo, onde o clero eram os personagens religiosos, a nobreza eram os grandes proprietários de terras e o povo em sua grande maioria eram pequenos comerciantes e artesãos.
O sistema político que marcou de fato essa época foi o feudalismo. Invasões e guerras serão constantes nesse período assim como a criação de novos estados...Império Bizantinos:
Com a queda do Império Romano do Ocidente apenas sobrou o lado oriental cujo sua capital era a conhecida constantinopla (hoje Istambul). Sua localização geográfica foi algo que favoreceu muito o imperio com sua resistência contra os barbaros, pois eram cercados por água, e onde não possuia água construiram uma muralha dificultando as invasões de povos estrangeiros além de selocalizar entre a ásia e a europa justificando assim o intenso fluxo de comercio naquela região. Os bizantinos nada mais eram o que sobrou do Império Romano. Muita gente pensa que seria um povo diferente mas é aquele povo que resistiu a invesão barbaras, e foram chamados de bizantinos.
A política Bizantina era um política extremamente absolutista e seu principal governante era Justiniano. Com sua morteo povo ficou feliz, pois estavam cansados de altos impostos, grande autoritarismo e com o veto de venda de imagens sagradas.

Civilização Inslâmica:
Arábia islâmica surgiu com o nascimento de maomé em 570, ele foi muito influente na religião sabendo unir trios com diferente costumes. Segundo a história contada maomé aos 40 anos teve uma visão onde logo em seguida disse que ele era o profeta dedeus, e que existiria apenas um único deus (alá) onde todos os outros que protestavam contra deveriam ser queimados. Em cada cidade que ele passava conseguia uma legião de seguidores contudo no ano de 622 em Meca ele encontrou uma fortíssima oposição tendo que fugir para Medina essa fuga ficou conhecida como Hégira, 10 anos depois maomé organizou uma forte comunidade , fortemente protegidamilitarmente e em 632 maomé volta para meca muito bem recebido.
Primeira fase (632-661): Em menos de 30 anos os arabes conquistaram os bizantinos a siria o egito a tunisia e a palestina.
Segunda fase (661-750): Nessa faze os arabes conquistaram o norte da africa e a espanha, tentaram ir para a frança mas foram derrotados essa derrota marcou o fim do avanço árabe na europa ocidental.Terceira fase (750-1258): Nesta fase os árabes entraram em uma crise bem lenta, o como pode se ver em toda a história, um império tão grande sempre acaba se dividindo e entrando em uma crise, o mesmo acontece com os aráes começaram a perder território.


* O feudalismo foi o sistema pelo qual as terras dos reis foram dividas em feudos, nos quais trabalhavam os servos para seus senhores. Osfeudos produziam para subsistência através dos esforços dos servos. Estes tinham apenas um dia na semana para produzir para si mesmos, mas deviam aos seus reis uma série de impostos.

* As relações de suserania e vassalagem aconteciam entre nobres. Um deles concedia porções de terra ao outro, o que recebia terras para aumentar suas propriedades passavam a realizar tarefas de fidelidade. Como proteçãoem guerras, que era o mais comum.

* As Cruzadas talvez foram os eventos mais famosos da Idade Média. Consistiram em investidas militares dos cristãos contra os muçulmanos nas guerras pelo domínio da Terra Santa.

* As ordens de cavalaria uniam nobres que destinavam suas vidas aos combates. Tornaram-se muito respeitadas e bem qualificadas na sociedade Medieval e engrossaram o combate dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • história medieval
  • História Medieval
  • Historia medieval
  • História medieval
  • Historia medieval
  • historia medieval
  • História medieval
  • historia medieval

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!