História medieval

Páginas: 5 (1103 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2012
A FUNÇÃO E A DINÂMICA DO MARCO TEÓRICO NAS CIÊNCIAS
Leandro Carlos Ody*
No texto, A função e a dinâmica do marco teórico nas ciências, do livro Filosofia contemporânea: ética, ciência e cultura, publicada pela editora da Universidade de Passo Fundo em 2011, o professor Leandro Carlos Ody refere-se a qualquer explicação ou posição diantede problemas das mais diversas naturezas coloca o ser humano na busca por um fundamento teórico, que provoca raciocínios que mantenham essa intenção. Explicar fatos é uma necessidade humana. Pode-se explicar de várias maneiras (mitos, senso comum, filosofia, ciência...).
A ciência sofreu várias mudanças. Precisou trocar seus marcos teóricos para obter melhores resultados.

ACIÊNCIA E A BUSCA RIGOROSA POR CONHECIMENTO

Desde os primórdios o ser humano tenta explicar os fenômenos que o cercam. Sua curiosidade natural faz com que ele busque respostas às perguntas com relação a sua existência, com os objetos do mundo e a relação entre esses objetos.
As primeiras formas de explicação foram os mitos. Atribuíam aos deuses a responsabilidade sobre a dinâmica do universo. Sehavia guerras era porque os deuses queriam, se as colheitas eram abundantes, era a vontade dos deuses. As conexões casuais eram estabelecidas conforme a tradição mitológica e seu conjunto de crenças e de premissas.
Algumas pessoas se baseiam em crenças, como "cruzar com gato preto dá azar" e até mesmo pelo horóscopo. Essas pessoas fazem um raciocínio com conexões causais sobre naturais.
A ciênciadeixa esse tipo de raciocínio para a religião, independente de qual seja, revelada e não testada e comprovada como ocorre nas ciências. As premissas religiosas que permitem explicação desse tipo, estão nos livros sagrados das diferentes religiões existentes.
A parte do senso comum à qual ligamos o bom senso é aquela que permite que o homem possa interagir com os fatos e problemas do cotidiano, semque para isso precise ter conhecimentos profundos sobre a situação que enfrenta em determinada ocasião. É aquele conhecimento que usamos na maior parte do tempo e que adquirimos com nossa experiência diária.
Com a evolução do pensamento humano, as exigências com relação às explicações dadas para os fatos do mundo também evoluiu. O grande momento dessa evolução se deu no século XVII com arevolução científica. Galileu foi um ícone dessa época, o experimento da ciência ganhou forte.
_____________________
*Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Universidade de Passo Fundo.
impulso e gerou resultados espantosos. O homem deixa de ser mero expectador da natureza para ser atuante nos fenômenos a serem estudados.
Indução e dedução, dois métodos deraciocínio lógico ganham ampla utilidade na ciência.
Em todas as áreas científicas é preciso buscar marcos teóricos que possibilitem a interpretação dos problemas com que cada investigador se depara. O cientista deve se esforçar para buscar investigar novas formas de resolução para o problema. Trata-se da dinâmica do marco teórico, o cientista deve sustentar o seu trabalho de investigação.A DINÂMICA DO MARCO TEÓRICO NAS CIÊNCIAS

Seja pelo senso comum, pelos mitos, pela religião, pela filosofia ou pela ciência, o homem busca satisfazer a sua curiosidade diante do mundo. A ciência busca e prima pela profundidade de suas explicações e trabalha no sentido de conquistar marcos teóricos melhores, que permitam explicações mais seguras e mais confiáveis.
Essa dinâmica nomarco teórico é um tema que foi abordado por Kuhn(1922-1996), Imre Lakatos(1922-1974) e Larry Laudan(1941). Cada um aborda a questão das mudanças nas teorias defendidas pela ciência em diferentes épocas e locais, mas apontam também mudanças na estrutura geral da ciência, nas suas questões, nos seus métodos, nas suas respostas, nos seus instrumentos etc.
Na linguagem de Thomas Kuhn, é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • história medieval
  • História Medieval
  • Historia medieval
  • História medieval
  • Historia medieval
  • historia medieval
  • História medieval
  • historia medieval

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!