História, inserção e formação do psicólogo comportamental no contexto hospitalar

Páginas: 16 (3815 palavras) Publicado: 23 de maio de 2012
HISTÓRIA, INSERÇÃO E FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO COMPORTAMENTAL NO CONTEXTO HOSPITALAR


BREVE HISTÓRICO DA PSICOLOGIA HOSPITALAR NO BRASIL


A partir do final do século XX a psicologia intensificou sua atuação relacionada á saúde biológica, sendo então incluída na pratica médica. Assim, a inserção do psicólogo na área de saúde pode ser considerada recente, no meio da Análise doComportamento, apesar de há mais de 30 anos já haverem psicólogos trabalhando no contexto médico. Só década de 90 o trabalho tornou-se significativo, com profissionais participando de equipes multidisciplinares, em diferentes contextos, desde os centros de saúdes de periferias até os grandes hospitais universitários, clínicas especializadas e centros de reabilitação.
O psicólogo que entrou nohospital na década de 70 estava despreparado. Não havia encontrado, nos cursos oferecidos nas universidades, um sobre o hospital ou como circunscrever funções do psicólogo nessa instituição. O psicólogo simplesmente encontrou o hospital: uma instituição médica sobre doença e tratamento. É uma instituição com hierarquia rígida e papéis profissionais estigmatizados. O cuidado do paciente éinfluenciado por contingências econômicas, distribuição de funções, preparo dos profissionais e conhecimentos que este possuam para fazer o trabalho que se espera deles.
Os hospitais universitários constituem um grupo especial. Combinam o treino de profissionais e a produção de pesquisa. Os psicólogos nessas instituições assumiram amplos papéis e desenvolveram cuidados com os pacientes e otratamento. Desenvolveram maneiras de atuar pensando como um referencial da ciência.
Esses psicólogos mudaram o conteúdo do curso de Psicologia: em lugar de ensinar Psicologia Geral com os tópicos tradicionais da área, iniciaram um estudo da relação médico-paciente. Foram pioneiros.
O trabalho da Psicologia iniciou-se no atendimento psicoterápico individual ou grupal com crianças eadultos. Esse trabalho se iniciou atendendo a um problema especifico e expandiu-se, passou a ser de prevenção mais que de tratamento.
O campo de atuação é vasto e os sujeitos atingidos são inúmeros, entre pacientes, profissionais e familiares.. Em geral, a medida de validade social é feita questionando-se os consumidores diretos ou indiretos sobre sua satisfação com os serviços oferecidos. Isso podeservir de feedback das ações do profissional e um importante instrumento para replanejamento, e inclusive para a própria definição do que seja o profissional psicólogo na saúde e quais são as competências que devem ser ensinadas.
Segundo Amaral (1999), a sugestão de resposta para os problemas de formação e atuação do psicólogo no contexto da saúde estaria no tripé: sólida formação teórica,formação para pesquisa e bom manejo tecnológico. Entretanto, ainda segundo a autora, isso não é suficiente:

“O que ocorre é que muitas vezes o conhecimento consumido não é suficiente para uma atuação competente. Para o psicólogo da saúde, em nosso país, atualmente, não bastam instruções (regras) aprendidas nas universidades; são necessárias contingências em atuação no campo (fazer), e é necessáriorefletir sobre o fazer.” (pág. 8)

Uma boa descrição ou conceito da Psicologia Hospitalar no Brasil descreveria uma classe de evento (episódios) que configurassem a natureza do trabalho do psicólogo no hospital, alem de mostrar as causas das denominações de Psicologia Hospitalar, psicologia da Saúde, medicina Comportamental, Psicologia Psicossomática, etc., como exemplos do dado obtido.As interconsultas psicológicas realizadas na instituição hospitalar acontecem através de pedidos de clínicas diversas como Pediatria, Ginecologia, Cirurgia, Urologia, etc.. Nestes pedidos, profissionais das equipes de saúde de várias especialidades, solicitam a intervenção psicológica. A responsabilidade pelo atendimento global do paciente é do profissional que faz o pedido de interconsulta....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A ATUAÇAO DO PSICOLOGO NO CONTEXTO HOSPITALAR
  • Psicologia Hospitalar: formação do psicologo hospitalar
  • A atuaçaop do psicologo em contexto hospitalar ambulatorio
  • Resenha do artigo: o psicólogo e as questões éticas no contexto hospitalar
  • Inserção do psicologo
  • Psicologo hospitalar
  • “UMA ABORDAGEM DA PSICANÁLISE INTEGRAL NO CONTEXTO INTERATIVO DA RELAÇÃO PSICÓLOGO/PACIENTE HOSPITALAR E...
  • Formação do PSICOLOGO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!