História indiana

Páginas: 5 (1003 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2012
História da Índia
Para compreendermos melhor esse mosaico cultural de raças, línguas e religiões que é a Índia e todo subcontinente indiano, é imprescindível que partamos de uma análise histórica da formação dessas sociedades até os dias atuais.
A região onde hoje se encontra o subcontinente indiano - o vale do rio Indo- foi habitada por um povo organizado socialmente, pela primeira vez, naIdade do Bronze, aproximadamente em 3300 a.C. Após o estabelecimento desse primeiro povo, o vale do rio Indo sofreu ainda inúmeras influências de outras civilizações; como, por exemplo a civilização Védica- a qual se atribui a escrita dos Vedas, os quatro livros basilares da religião Hindu- que juntamente com o influxo dravídico, remetente aos primeiros povos do vale, deu origem a cultura indianaclássica; ou as civilizações árabes que trouxeram consigo a religião islâmica para a região. Observam-se também influências macedônicas, turcas, afegãs, mongóis, e entre outras.
Até o século XVIII toda essa população, de costumes oriundos de vertentes tão diversificadas¸ encontrava-se distribuída em vilas e agrupamentos de economia rural pelo território, com pouca centralização política. Taisfocos isolados de civilização por todo o subcontinente foram unificados sob uma soberania, após diversas outras tentativas frustradas, apenas com a colonização britânica no século XIX. Essa unificação gerou muitas divergências ideológicas entre os vários povos componentes da região, divergências as quais eram, por vezes, até estimuladas pelos britânicos para evitar um movimento uno de independência;tais problemas agravaram-se no processo de independência, levando a várias guerras, e persistem até hoje, ilustrados perfeitamente pelo conflito geopolítico entre Índia e Paquistão.
Das diversas religiões presentes na região ao decorrer da História destacam-se o budismo, islamismo e hinduísmo; sendo essas duas últimas predominantes entre as demais e extremamente antagônicas: de um lado ohinduísmo crê na existência de vários deuses, pautando-se na sociedade de castas e na desigualdade entre os indivíduos, e do outro o islamismo acredita no monoteísmo e considera todos os homens iguais perante deus. Tal diversidade produz, além de visões de mundo conflitantes, diferenças na organização social e nos costumes dos dois povos, dificultando o convívio das diversas etnias e religiões numterritório conjunto.
Durante o processo de colonização britânica, houve uma integração entre a colônia e a metrópole, tornando possível a formação de elites educadas com uma mentalidade ocidental, as quais começaram a questionar o processo de colonização. O Partido do Congresso Indiano foi formado por essa base intelectual, visando primeiramente e melhoria da condição econômica da Índia.
Osentimento nacionalista indiano se fortaleceu na figura de Mahatma Gandhi, um indiano que estudara na Inglaterra e voltara à Índia, na medida em que esse, na liderança do Partido do Congresso, começou a organizar o movimento da desobediência civil que passou a buscar a independência perante a coroa inglesa em seus desdobramentos. O movimento envolvia boicotes às instituições britânicas, rejeição dosprodutos destes, e o princípio da não violência, o qual ganhou muito apoio popular.
Gandhi era hinduísta, porém defendia a criação de um Estado independente onde viveriam pacificamente todas as etnias e religiões da região. Todavia, à medida que a luta de seu partido pela independência ganhava força, criava um temor nos muçulmanos, que acreditavam que seriam oprimidos e perseguidos pelo Estado.Assim, com a liderança de Mohamed Ali Jinnah, foi criada a Liga Muçulmana, que almejava a divisão do subcontinente em dois Estados, segundo critérios religiosos.
Com as pressões cada vez mais fortes e no contexto da descolonização pós 2º Guerra Mundial, a Inglaterra acabou concordando com a independência de suas colônias do subcontinente indiano, que foram divididas em duas regiões, originando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Castas indianas
  • medicina indiana
  • A cultursa indiana
  • Castas indianas
  • Cultura indiana
  • Cultura Indiana
  • Cultura indiana
  • Cultura Indiana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!