História, identidade cultural e social na visão de gilberto freyre na obra casa grande& senzala

Páginas: 25 (6034 palavras) Publicado: 14 de abril de 2013
HISTÓRIA, IDENTIDADE CULTURAL E SOCIAL NA VISÃO DE GILBERTO FREYRE NA OBRA CASA GRANDE& SENZALA


MARIA NILDA DOS SANTOS SOUZAFerramentas de Caixa







RESUMO




Este trabalho busca entender como são construídos as relações sociais, e como elas contribuíram para a formação identitária do povo brasileiro. Essa compreensão visa analisar como as relações sociais estão pautadas dentro daliteratura brasileira, tendo como correlatos os modos de produção, enunciados acerca do cotidiano da trilogia étnica, e seus respectivos papeis. Analisa o perfil idenditario do negro e do índio, e suas contribuições na construção histórica e cultural do país. A relevância deste estudo é identificar os elementos que contribuíram para longevidade da obra Casa Grande & Senzala, e sua validade na sociedadeatual. Através de uma pesquisa bibliográfica, o tema foi abordado sobre uma perspectiva histórica e cultural, validado por teóricos que desenvolveram sua pesquisa dentro deste contexto, objetivando apontar fatores responsáveis pelo delineamento do sujeito.




Palavras-Chave: relações raciais, cultura, identidades.


ABSTRACT


This paper seeks to undertand how social ralations are constructed andhow they contributed to the identity formation of brazilian people. This understanding is to analyze how social ralations are guided in the brazilian literature , with the related production methods , statements about the daily live of ethnic trilogy, and their respective roles. Analyses the profile of identitário blac and Indian, and its contributions to historical and culturalconstruction of the country. The relevance of this study is to identify the elements that contributed to the longevity of Casa Grande & Senzala work, and its validity in today’s society. Through a literature search, the topic was addressed on a historical perspective and cultural validated by theorists Who have developed their research within this context, in order to pointto factors responsible for the design of the subject.


Keywords: race relations, culture, identity







































































INTRODUÇÃO





O livro Casa grande & Senzala, obra de Gilberto Freyre, traça um panorama das características típicas da colonização portuguesa no Brasil em meados do século XIX. Elucida-se a formação de uma sociedade agráriaescravocrata e híbrida, configurando um mosaico cultural, histórico do povo brasileiro, e o modo de organização social e política que se estabeleceu no Brasil, período escravista.


O presente trabalho aborda a história, a identidade cultural e social na visão freiryana, visando refletir as relações raciais e sociais na sociedade colonial. Este trabalho pretende contribuir para um novo olhar sobrea valorização das contribuições das tríplices etnias na formação cultural do país.


O principal objetivo é compreender a importância deste escrito para os estudos sobre a nossa gênese brasileira, pretende-se ainda mostrar uma reflexão acerca das questões relacionadas ao modo de produção cultural, e social dentro de uma perspectiva histórica, que reconta a relação entre o europeu o negro e oíndio em um determinado espaço e tempo.


No primeiro capítulo, trata de um breve relato sobre Gilberto Freyre, e sua trajetória intelectual, e ao mesmo tempo a formação do povo brasileiro na perspectiva freyreana, fatores que explicam a longevidade da obra, e a importância dos mesmos na contemporaneidade.


O segundo assinala a figura do negro e o índio, caracterizando sua identidade mediante asinterações sociais na obra Casa Grande & Senzala, e a relevância desse estudo para a compreensão da sociedade. O terceiro aborda sobre alguns elementos descrito na obra, e sua validade na sociedade atual.


A pesquisa visa identificar e analisar os elementos sócios históricos que tornaram o escrito da obra prima de Gilberto Freyre Casa Grande & Senzala, um clássico importante para compreensão da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise da obra Casa Grande e a Senzala de Gilberto Freyre
  • Gilberto Freyre: Casa Grande&Senzala
  • Casa Grande e Senzala, gilberto freyre
  • Gilberto Freyre
  • Gilberto freyre
  • Gilberto Freyre Em Sua Obra Casa Grande
  • Seminário sobre a obra “casa-grande & senzala” de gilberto freyre
  • Sobre a obra casa-grande e senzala, de gilberto freyre, é correto dizer que:

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!