História esparta

Páginas: 6 (1397 palavras) Publicado: 4 de junho de 2013
Esparta
A cidade-estado de Esparta foi uma das mais importantes do período conhecido como “Grécia Clássica”, essa cidade ficou famosa principalmente por causa do seu poderio militar, seu exército, seus soldados estavam entre os mais poderosos de todo o mundo, tal poder era derivado da união entre a disciplina do guerreiro espartano com a tirania exercida contra os povos gregos da antiguidade.Mas apesar do seu isolamento, tanto cultural quanto geográfica, a cidade de Esparta esteve as mais conhecidas e relevantes de toda a idade antiga.
Origem Dórica
A região onde floresceu Esparta, e outras tantas cidades estado ficou conhecida por Lacônia, localizada ao sul da península do Peloponeso inicialmente esse lugar foi habitado pelos Aqueus ao leste e os Jônios ao oeste, os quais foramsucedidas pela chegada hordas invasoras de Dórios, povo indo-europeu que assumiu uma índole tradicionalmente belicosa e fundou a cidade de Esparta. Com estilo guerreiro e voltado para o expansionismo os lacedemônios como ficaram conhecidos entre os filósofos e escritores gregos, conquistaram toda a lacônia e ainda a região da Messênia, esta, por sinal, se revelaria uma das mais importantes conquistas,como veremos mais adiante.
Apesar da fertilidade do solo, o lugar onde os espartanos habitavam era cercado por montanhas, o que dificultava muito o acesso, além disso a costa era uma sucessão de despenhadeiros e pântanos, eliminando qualquer pretensão marítima, seja para o comércio seja para a guerra.
Governo Opressor
Antes de falar do poderio militar de Esparta, é necessário explicar como eraa vida sócio-política dos lacedemônios. Quando conquistaram a região conhecida como Messênia, os espartanos submeteram o povo daquele lugar ao seu julgo, estes ficaram conhecidos como “Hilotas”, não eram escravos pois não pertenciam aos homens de Esparta, mas tinham que fornecer metade da sua produção, e também não rinham direitos políticos. Os Hilotas organizaram várias sublevações, mostrando quenão eram um povo submisso, fazendo com que os lacedemônios vivessem em um constante estado de alerta, aumentando ainda mais o clima de terror que estes impunham as Hilotas, como forma de dominação. Além dos hilotas haviam os Periecos, eram descendentes dos Aqueus expulsos ou dominados pelos invasores Dórios, viviam livres e podiam trabalhar para si, assim como participar do exército, no entanto,não tinham direitos políticos e não eram tratados com igualdade pelos espartanos. As mulheres de Esparta tinham até uma valorização maior do que nas outras cidades-estado gregas, porém, somente porque deveriam gerar filhos saudáveis para se tornarem bons
O governo de Esparta era basicamente exercido pelos Éforos, um conselho de cinco membros chamado eforato, que controlavam entre outras coisas,o sistema educacional e a distribuição de propriedade. Os Éforos eram escolhidos por uma assembleia chamada Gerúsia, que era formada por 28 esparciatas (outro nome dos Espartanos) com mais de 60 anos, que supervisionavam o governo e funcionavam como tribunal supremo, Os dos reis de Esparta, provenientes de famílias rivais, tinham um poder político muito reduzido. Segue abaixo uma citação detirteu, um soldado espartano sobre os Hilotas. “Como burros, vergavam ao peso de duras cargas e viam-se obrigados, por dolorosa imposição dos seus senhores, a lhes entregar metade do produto das terras. E quando um dos senhores morriam tinha de assistir ao enterro, eles e as mulheres e proferir lamentações.”(Jaeger,Werner, Paidéia A Formação do Homem Grego, Página 116)
Disciplina
Um dos motivos pelosquais os Lacedemônios se tornaram soldados tão capacitados foi, sem dúvida, pela rígida disciplina aplicada desde o nascimento quando eram observados e avaliados e apresentando algum “defeito” físico eram descartados. O processo de formação começava aos sete anos e estendia-se até os doze, a criança aprendia as tradições do seu povo, após essa fase o indivíduo começava uma etapa mais pesada onde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de Historia
  • Resumo 300
  • esparta
  • Esparta
  • Esparta
  • Esparta
  • Esparta
  • Esparta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!