História economica

Páginas: 4 (863 palavras) Publicado: 17 de abril de 2011
-Antiguidade - economia como base agricultura feita por camponeses. Cidades eram centros parasitários de consumo e não de produção. A escravidão foi importante. Os religiosos, guerreiros e políticoseram superiores os mercadores e comerciantes (a riqueza seguia o poder). Senhores feudais eram centros de poder econômico, político, militar e social. Sistema Manorial era um sistema econômicoestático onde os pagamentos em moeda tinham um papel menor. A auto-suficiência era principal característica do manor. 3 características transformaram a sociedade medieval em sociedade de mercado: Nova atitudequanto ao enriquecimento, rede de monetização teria de se expandir e demanda e oferta controlava o rumo da atividade econômica.
-Feudalismo Europeu –Modo de produção baseada no sistema servil.-Feudo foi a unidade de produção do sistema feudal (povo fechado).
-Origem –queda do império romano (Villa romana e colonato) e formação germânica (fidelidade e auto suficiência econômica).-Economia era pré mercantil , sem mercado e baseada na agricultura de consumo, eram pagos muitos impostos, em trabalho (corvéia) e em produtos (talha).
-3 ordens: clero (igreja), nobres (senhoresfeudais leigos que guerriavam) e servos.
-Crise: gerada pela aliança do rei com a burguesia na construção dos estados nacionais, guerras, peste, fome e pré-capitalismo. E chamamos a crise de transiçãoda idade média para idade moderna (baixa idade ou século XI – XV).
Forças estavam em ação para introduzir uma sociedade de mercado: mercador itinerante, processo de urbanização, cruzadas,explorações do ouro, idéias religiosas mais favoráveis a atividade comercial e monetização das dívidas. Uma das conseqüências aparece como o processo de produção e distribuição estão juntos, assim como práticassociais religiosas e políticas.
-Capitalismo, nasce com as cruzadas, comércio, cidades e rotas renascendo. Tinha o monopólio italiano no mediterrâneo. Aconteceu a escassez da moeda por causa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!