História economica geral

Páginas: 8 (1765 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
CURSO CIÊNCIAS ECONÔMICAS

HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL

Mariana - MG
Junho, 2011

Trabalho apresentado à disciplina História Econômica Geral, da Universidade Federal de Ouro Preto como requisito parcial para o primeiro período do curso Ciências Econômicas, requerido pelo professor Edgar Leite.
HISTÓRIA ECONÔMICA GERALMariana – MG
Junho 2011
Conteúdo
[ Nenhuma entrada de sumário foi encontrada. ]

1. Revolução – Na Indústria, Agricultura, Transporte
Por volta de 1750, inicio-se a Revolução Industrial, com o surgimento da Maquina a Vapor, dando origem a uma nova fase da evolução tecnológica. A primeira fase desta evolução surgiu com o Artesanato onde cada produtor era dono de suas ferramentas,determinava o que ia produzir o tempo e o valor da produção. A segunda fase surgiu com o aparecimento da Manufatura onde existiam fabricas, onde os seus donos controlavam a produção, o tempo e o valor do produto e as pessoas vendiam sua mão-de-obra. Mas com o surgimento da Maquina a vapor em 1776 com os novos princípios do Sr James Watt que revoluciono o sistema fabril, surge à terceira fase. Que foicaracterizado pelo pioneirismo Inglês. A Inglaterra foi pioneira na Revolução industrial por diversos motivos como: ela havia muitas minas de carvão que era a principal matéria prima utilizada na maquina a vapor, ela possuía também um grande numero de trabalhadores desempregados tendo muita mão de obra barata, alem de que possuía uma Burguesia muito rica que podia financiar o surgimento das fabricas.Esta fase da revolução industrial foi caracterizada pela exploração de mão de obra sendo que havia crianças de dois anos trabalhando, com uma carga horária de doze horas por dia. Os proprietários da fabrica preferiam contratar mulheres e crianças por terem salários mais baixos.
A revolução Industrial teve impacto tanto na Agricultura como no Transporte. Em 1708 surge à primeira maquina de semearpuxada a cavalos que agilizou o processo de produção dos alimentos, tendo também uma nova descoberta sobre os campos de plantação, que se plantando nabos ou trevos nos campos depois de uma colheita, limpava o solo, devolvias os nutriente necessários e ainda o nabo servia de alimento para o gado que agora não precisava mais de ser abatido e salgado, pois, conseguia sobreviver. Isto foi muitoimportante, pois, melhorou a alimentação das pessoas, tendo como conseqüência o crescimento populacional.
Com a revolução Industrial as fabricas passaram a exportar mercadorias, a Indústria farmacêutica melhorou, mas ainda havia um serio problema o transporte, pois, as estradas estavam em péssimos estados. A solução foi conseguir um meio de transporte rápido, à criação do trem a vapor, conhecido comoMaria Fumaça, o surgimento do navio a vapor que era bem mais rápido e o melhoramento das estradas.
“O crescimento da população, as revoluções nos transportes, agricultura e indústria – tudo isso estava correlacionado. Agiam e reagiam mutuamente. Eram forças abrindo um novo mundo.” (Huberman, Leo – Pag. 186 – A Historia da Riqueza do homem)
2. JANGO
2.1 Resumo
João Goulart assumiu apresidência após a renúncia do então presidente Jânio Quadros. Implantou as reformas de base. Apesar de pertencer a uma família de status, Jango, como ficou conhecido, voltou seu governo para a camada popular, um dos motivos que ocasionou o declínio e a deposição do cargo pelos militares.
Vinte anos após o triunfo dos militares na presidência do Brasil, por intermédio do que ficou conhecido como “O Golpemilitar”, Silvio Tendler produziu e dirigiu um filme documentário intitulado "Jango", para dar testemunho do caos que o país se encontrava.
Apesar do título, o filme escapa de um registro meramente personalista em torno da figura de João Goulart. Tendler não se limita, na montagem dos documentos, ao golpe em si. Utiliza-se da personalidade de Jango como um pretexto para inserir imagens que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • história econômica geral
  • Historia economica geral
  • História Econômica Geral
  • Trabalho de Historia Economica Geral
  • História econômica geral
  • Historia Econômica Geral
  • Historia Econômica Geral
  • Resumo de história econômica geral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!