História econômica do brasil

Páginas: 36 (8919 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
História econômica do Brasil
 Caio Prado Junior
1. PRELIMINARES (1500 a 1530)
 
            Prado no início do livro descreve o palco sobre o qual se desenrolou a história econômica brasileira, o seu meio geográfico. Quanto à fixação da população, Prado afirma que os terrenos semiáridos do Nordeste mantiveram a população no litoral, dentro do possível. No Sudeste, o relevo impede e opõe apenetração, já na Amazônia, composta por florestas semiaquáticas, o interior se abre para o mar pelos rios, com as povoações se fixando no leito dos rios. Já o planalto Centro-Meridional oferecia ótimas condições para a instalação do homem, a saber, solo fértil, clima temperado e rios normais.
Acerca do centro-sul, Caio Prado o dividiu em três setores: 1) setentrional, de grande altitude e relevoacidentado (Minas Gerais); 2) meridional, de relevo uniforme, florestas e campos naturais (de São Paulo ao Rio Grande do Sul) e 3) ocidental, com planícies herbosas e terrenos alagadiços, sem grandes recursos naturais, onde no futuro se desenvolveria a pecuária.
O caráter inicial da formação do Brasil foi ditado pelo contexto internacional. Com a revolução comercial na Europa deslocou-se a primaziacomercial para os países litorâneos como a Inglaterra, Holanda, Espanha e Portugal. Ao invés de lançar-se à exploração comercial das oportunidades que se lhe abriam no continente, Portugal partiu para a conquista de áreas sem concorrência como a África e as Ilhas do Atlântico. Contornaria a África para alcançar as índias com o Périplo Africano, tentando superar os italianos, que possuíam ocontrole da rota das índias e abasteceu a Europa por muito tempo com pimenta. Ao mesmo tempo os espanhóis alcançavam a América e os ingleses povoavam a América do Norte. Aí, a colonização só ocorreu por consequência dos cercamentos, e a sociedade foi pouco mais do que um prolongamento da Inglaterra. Em toda a América por muito tempo ficou-se mais na exploração da madeira, peles e da pesca. Quanto aoBrasil, a princípio só se cogitou explorar produtos extrativos, a ideia de povoar não ocorre a nenhum. É o comércio que interessa. As índias eram muito mais atrativas do que uma terra deserta recém-descoberta sem perspectivas econômicas alentadoras. A ideia de povoar só surgiu quando por contingência precisaram criar um povoamento capaz de abastecer e manter feitorias e organizar a produção degêneros de comércio para a exportação.
O primeiro produto extrativo a ser explorado aqui foi o pau-brasil. Em 1501, Fernando de Noronha recebeu uma concessão de exploração, mas três anos depois passou a ser monopólio real. A indústria extrativa de pau-brasil tinha que ser nômade, dada a dispersão das árvores pela terra, e assim não tinha condições de fixar povoamento. Para a exploração, construíram-sefortins para se defender dos índios e dos exploradores estrangeiros, que eram abandonados logo em seguida. Eles serviam também para guardar as mercadorias enquanto não vinham os navios recolhê-las.
 
2. OCUPAÇÃO EFETIVA (1530 a 1640)
 
            Descreve o período em que o Brasil começou a ser ocupado e povoado. O caráter inicial da nossa formação foi agrícola, em particular voltada para aprodução do açúcar. Foram características da nossa agricultura: a escravidão, o latifúndio, a monocultura e a produção voltada para o mercado externo. A grande propriedade se explica pelo fato de o açúcar ser rendoso apenas em grandes quantidades. Valeram-se da mão-de-obra servil, pois não se podia empregar mão-de-obra inferior em culturas diversificadas e com alto teor técnico. Assim, toda a costase presta ao cultivo de cana, com Pernambuco e Bahia prosperando. O Rio de Janeiro e São Paulo mantiveram-se apagados como produtores de açúcar até o século XVIII por causa da sua posição excêntrica.
No início a agricultura valeu-se do índio para o trabalho servil, mas com a afluência dos colonos diminui a sua disposição para o trabalho, ficando cada vez mais difícil vencer sua resistência....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História Econômica do Brasil
  • historia economica do brasil
  • História Econômica do Brasil
  • História Econômica do Brasil
  • História econômica do brasil
  • história econômica do brasil
  • Resumo da história econômica do Brasil
  • Historia economica do Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!