História dos Sistemas Operativos

Páginas: 5 (1119 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014


Índice



Sistemas Operativos
Breve Introdução
O Sistema Operativo é um software que atua como um intermediário entre os utilizadores e o hardware. Este contém uma coleção organizada de software, de rotinas de controlo relativas ao hardware que permitem o bom funcionamento do sistema. Permite uma utilização mais fácil do computador, sem ter a necessidade de dar detalhes da operação dohardware.

Os primeiros Sistemas Operativos
Os primeiros computadores da geração moderna, 1945-1955, não utilizavam sistema operativo, visto que as operações eram definidas pelo hardware. Assim, eram as próprias pessoas que projetavam e programavam os computadores.

Processamento em Lotes (Batch)
Este tipo de conceito de sistema operativo apareceu durante a segunda geração de computaçãomoderna, 1955-1965, a partir da programação em Batch. Vários comandos poderiam ser executados em sequência através de cartões perfurados. Os programas eram compostos por um conjunto de cartões inseridos pelo utilizador no sistema.
Em meados da década de 60, cada máquina possuía o seu próprio sistema operativo específico, o que significava que os “mainframes” distintos eram incompatíveis entre si.Um dos maiores naquela época foi o CTSS que foi desenvolvido pela MIT e lançado em 1961 para o IBM 7090.



UNIX – Primeiro Sistema Operativo Moderno
O primeiro sistema operativo moderno foi o UNIX, criado por um grupo de desenvolvedores da AT&T em 1969, com o objetivo de resolver o problema da incompatibilidade de SOs de máquinas distintas. Hoje, 90% dos sistemas operativos atuaisforam/são influenciados pelo UNIX. Foi inicialmente escrito em Assembly e mais tarde, em 1973, reescrito em C, utilizado até nos dias de hoje.
UNIX foi um sistema revolucionário, pois introduziu vários conceitos importantes para a computação: a portabilidade, multiutilizador, multitarefas. Este sistema foi distribuído gratuitamente para vários órgãos governamentais dos Estados Unidos assim como paravárias universidades, o que conferiu muita popularidade a este sistema.
Mais tarde em 1977, foi lançado o BSD, que é baseado no UNIX, focado para a execução em máquinas de alto desempenho, como naquela época, o computador VAX.

Computadores Pessoais
Naquela época desenvolver um computador pessoal era absurdo pois estes requeriam um grande conhecimento sobre computadores e um alto custo associado.No entanto, alguns jovens tinham essa ideia de criar um sistema operativo para o público.
Steve Jobs foi pioneiro nesse ponto. Foi um dos primeiros a pensar dessa forma. O seu principal foco era a criação de computadores para o dia-a-dia, fáceis de serem utilizados.
Em 1976 foi lançado o Apple I, um dos primeiros computadores pessoais, contendo um teclado fácil de ser utilizado, com umatelevisão adaptada como monitor. Os modelos seguintes, Apple II e Apple III, foram um sucesso de vendas. As interfaces gráficas eram muito primitivas comparadas com hoje, mas eram extremamente avançadas naquela época.
Bill Gates foi outro jovem programador que possuía o desejo de revolucionar o mundo da informática. Em 1975, fundou a Microsoft, cujo objetivo primário era o desenvolvimento da linguagemBASIC para o computador Altair da IBM.
No entanto, a Microsoft estava com problemas de não ter na verdade um sistema operativo, por isso comprou o SO da Seattle Computer Products. Depois, em 1982, a Microsoft lançou o MS-DOS com interface semelhante à utilizada pela Unix. Esse SO não foi muito popular visto que uma nova interface gráfica estava a ser desenvolvida para o Apple Lisa. Em 1985,Bill Gates lançou o Windows 1.0.
Em 1987 a Microsoft lançou o Windows 2.0, que continha grandes melhorias gráficas e na gestão de memória. Mais tarde o Windows 3.0 e 3.1 foram lançados, sendo assim mais dois sistemas revolucionários que continham muito melhor gestão de memória e melhor interface gráfica. O painel de controle e o gerenciador de arquivos foram criados. Este SO passou a vir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas operativos
  • sistemas operativos
  • Sistemas operativos
  • Sistemas operativos
  • Sistema Operativo
  • Sistemas operativos
  • Sistema operativo
  • Sistemas operativos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!