História dos sindicatos no brasil

Páginas: 16 (3904 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
A HISTÓRIA DOS SINDICATOS NO BRASIL: ELEMENTOS PARA DESAFIAR A SUBORDINAÇÃO ESTRUTURAL HIERÁRQUICA DO TRABALHO AO CAPITAL

Resumo: Estudar e entender a história traz elementos para pensar o futuro e discutir a importância que esta adquire quando se busca desafiar a subordinação imposta pelo capital na maneira de pensar o trabalho nos dias atuais. A educação e a consciência histórica seapresentam como o caminho a ser trilhado. Porém, torna-se vão o esforço sem que seja trazido à tona os elementos que justifiquem o porque o capital tem uma visão específica sobre o trabalho, diversa da visão da sociedade. Os sindicatos têm um papel primordial nessa relação e a sua história está intimamente ligada a luta do homem para não sucumbir diante à pressão exercida pelos detentores do capital edos meios de produção. A educação apresenta um caráter emancipatório de libertação e a tomada de consciência sobre esse aspecto é o principal objetivo desse artigo.

Palavras chave: Mercado de Trabalho, História do Movimento Sindical no Brasil, Educação como emancipação.

Abstract: Study and understand the story brings elements to think about the future and discuss the importance that itacquires when seeking to challenge the subordination imposed by capital in thinking the job today. Education and awareness of history are presented as the way to go. However, it is vain effort without being brought up documentation justifying why the capital has a specific view on the work of diverse view of society. The unions have a key role in this relationship and its history is closely linked toman's struggle not to succumb to pressure from shareholders and the means of production. Education presents an emancipatory character of liberation and awareness of this aspect is the main objective of this article.

Keywords: Labour Market, History of Lobour Movement in Brazil, Education as empowerment


1- Introdução

A necessidade de desafiar a subordinação estrutural hierárquica dotrabalho ao capital, de acordo com István Mészaros, é o grande desafio de nossos dias. Na esteira desse pensamento, conflagrado na introdução do livro “Os Sentidos do Trabalho” de Ricardo Antunes e latente também nos relatos do livro “Trabalhadores e Sindicatos no Brasil” de Marcelo Badaró Mattos, o presente trabalho objetiva demonstrar a importância da história dos trabalhadores e sindicatos noBrasil no que tange a preservação da memória das lutas e conquistas realizadas pelos trabalhadores, bem como proporcionar uma reflexão crítica do papel do capital quando este, segundo a visão histórico-marxista, subjuga o trabalhador de maneira ditatorial e impõe condições de trabalho que o privam de ter uma vida mais digna, com tempo para o lazer e busca de caminhos que o libertem da alienação.
Ahistória, segundo Marc Bloch, é a ciência dos homens no tempo. Partindo dessa premissa, de maneira preliminar, é possível delimitar que o ser humano vive momentos contextualizáveis de acordo com sua época e os elementos que a compõem. Ao adentrar na história do trabalho posteriormente a revolução industrial, compreende-se que os sindicatos surgiram da necessidade de articulação dos trabalhadoresfrente ao poder opressivo daqueles que detinham os meios de produção, mais precisamente o capital.


2- Os movimentos sindicais no Brasil

No Brasil, comumente, é atribuído o surgimento dos sindicatos dos trabalhadores a vinda dos imigrantes europeus, especialmente os italianos. Porém, como afirma Marcelo Badaró Mattos, isso é um engano, pois têm-se registros documentais que muitos desseslevantes contra a opressão patronal surgiram anteriormente a industrialização do país com ex-escravos que buscaram melhorias em suas condições de trabalho. Muitos trabalhavam em padarias e no comércio, porém entre todos havia semelhantemente a inquietude diante da opressão e a consciência de que a luta poderia deixar de ser individual e ser coletiva. Diante disso, havia a constatação de que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sindicatos no Brasil
  • Sindicato no brasil
  • A historia dos Sindicatos
  • A Historia Dos Sindicatos
  • sindicato no Brasil
  • Sindicatos e Cooperativas no Brasil
  • O sindicato polonês e os protestos no Brasil.
  • Historia do sindicato geral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!