HISTÓRIA DOS PARTIDOS POLÍTICOS NO BRASIL

Páginas: 11 (2579 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014
INTRODUÇÃO

Neste trabalho falaremos sobre os partidos políticos que é uma associação de pessoas, todas com direitos e deveres iguais, que comungam do mesmo ideário político, e que têm a pretensão de alcançar o poder político, ou influenciá-lo tanto quanto possível, para que o Estado possa ser conduzido em consonância com esse ideário. Atualmente, a legislação eleitoral brasileira e aConstituição, promulgada em 1988, permitem a existência de várias agremiações políticas no Brasil. Com o fim da ditadura militar (1964-1985), vários partidos políticos foram criados e outros, que estavam na clandestinidade voltaram a funcionar. Na época do Regime Militar, a Lei Falcão estabeleceu a existência de apenas duas legendas: ARENA ( Aliança Renovadora Nacional ) e o MDB (Movimento DemocráticoBrasileiro ). Enquanto a ARENA reunia os políticos favoráveis ao regime militar, o MDB reunia a oposição, embora controlada. Felizmente, esse sistema bipartidário não existe mais e desde o início da década de 1980, nosso país voltou ao sistema democrático com a existência de vários partidos políticos. Atualmente (até 02/10/13) existem 32 partidos políticos registrados no TSE (Tribunal SuperiorEleitoral).
CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS
CURSO: DIREITO





HISTÓRIA DOS PARTIDOS POLÍTICOS NO BRASIL





BÁRBARA NOGUEIRA
BIANCA CENTENARO
CAMILA LÁZARI
PAULA NAVARROSAMARA ABBUD




FOZ DO IGUAÇU – PR
2014
BÁRBARA NOGUEIRA, BIANCA CENTENARO, CAMILA LÁZARI, PAULA NAVARRO






HISTÓRIA DOS PARTIDOS POLÍTICOS NO BRASIL







Trabalho parcial avaliativo da disciplina de Ciência Política, como requisito parcial para obtenção de nota e aprendizado, sob a orientaçãoda Prof. Beserra.





FOZ DO IGUAÇU – PR
2014
INTRODUÇÃO

Neste trabalho falaremos sobre os partidos políticos que é uma associação de pessoas, todas com direitos e deveres iguais, que comungam do mesmo ideário político, e que têm a pretensão de alcançar o poder político, ou influenciá-lo tanto quanto possível, para que o Estado possa ser conduzido em consonância com esseideário. Atualmente, a legislação eleitoral brasileira e a Constituição, promulgada em 1988, permitem a existência de várias agremiações políticas no Brasil. Com o fim da ditadura militar (1964-1985), vários partidos políticos foram criados e outros, que estavam na clandestinidade voltaram a funcionar. Na época do Regime Militar, a Lei Falcão estabeleceu a existência de apenas duas legendas: ARENA (Aliança Renovadora Nacional ) e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro ). Enquanto a ARENA reunia os políticos favoráveis ao regime militar, o MDB reunia a oposição, embora controlada. Felizmente, esse sistema bipartidário não existe mais e desde o início da década de 1980, nosso país voltou ao sistema democrático com a existência de vários partidos políticos. Atualmente (até 02/10/13) existem 32partidos políticos registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).















Período Imperial (1822-1889)
No período imperial, a política brasileira acontecia em torno de dois partidos, ambos eram responsáveis pela manutenção e sustentação do Império e do regime escravocrata, porém os liberais defendiam um processo gradual e lento que ordenaria a abolição.
•Partido Conservador (1836): defendiam um regime forte, com autoridade concentrada na monarquia e pouca liberdade às províncias (Estados).
• Partido Liberal (1837): defendiam o fortalecimento do parlamento e uma
maior autonomia nas províncias.
• Partido Restaurador (1831): também conhecido por Partido Caramuru.
Defendia a volta de Dom Pedro I.

Período Republicano: Primeira República...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Breve história dos partidos políticos no brasil
  • Os partidos políticos no brasil
  • Democracia e partidos politicos no Brasil
  • Partidos políticos no brasil republicano
  • Partidos Políticos no Brasil
  • PARTIDOS POLITICOS NO BRASIL
  • Partidos políticos no brasil
  • partidos politicos no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!