História dos Monitores

Páginas: 6 (1341 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2014
História do monitor
Origem
O monitor é um dispositivo de saída do computador, cuja função é transmitir informação ao utilizador através da imagem. Os primeiros monitores foram criados com a ajuda da tecnologia dos televisores. Antes do monitor, foi desenvolvido o Teleimpressor,que exibia as imagens em uma tela de televisão,evitando assim um monte de impressões.O monitor só exibia as imagensdos códigos.
Através do cabo amarelo do vídeo utilizado por videogames, boa parte dos computadores da década de 70 ainda utilizava o televisor doméstico como interface gráfica a exemplo do ZX Spectrum, Comodore 64 e Commodore Amiga. Embora fosse como uma ótima maneira de baratear os custos, os televisores possuíam uma resolução limitada e não apresentavam um aspecto muito profissional.No ano de 1970 foi lançado o VT05 da Dec com seu incrível teleimpressor embutido. Pela primeira vez um computador pessoal utilizara um monitor para exibir os dados em tempo real. Apenas uma cor se encarregava de imprimir suas incríveis 20 linhas e 72 colunas de caracteres alfanuméricos.
Assim os primeiros monitores de computador eram monocromáticos. Os caracteres eram exibidos demaneira mais nítida do que nas TVs e o fato de possuírem uma única cor pouco importava, uma vez que os computadores não possuíam capacidade de gerar imagens coloridas.
Embora o verde tenha sido a cor predominante nestes modelos, o verde e o laranja também foram utilizados para este fim. O fósforo excitado por uma corrente elétrica brilhava, mas demorava alguns instantes para se apagar por completo.Em jogos e outros aplicativos gráficos, as cores eram simuladas através de tons diferentes da mesma cor.
Monitores coloridos
Não demorou para que os mesmos tubos de raios catódicos utilizados nas TVs dessem origem aos monitores coloridos de CRT. Os primeiros modelos não passavam de meras adaptações feitas em aparelhos de televisão, mas que logo foram aperfeiçoados para aproveitar o potencial docomputador.
Não eram exatamente coloridos. Embora na década de 80 os micros já possuíssem uma tela capaz de exibir cores, atribuir um padrão diferente de cor para cada pixel exigia uma quantidade absurda de memória, para os padrões da época. O vazamento de cor era uma prática comum pelos programadores e consistia em utilizar a mesma cor em diversos pixels próximos.
As primeiras placas de vídeocoloridas que surgiram no mercado trouxeram três padrões de vídeo para os consumidores. Lançado em 1981, o padrão CGA (Color Graphics Adapter) permitiu que algumas poucas cores chegassem às telas. No total, 4 cores principais e até 16 tonalidades podiam ser projetadas nas telas (dependendo da diminuição das resoluções para isso).
Três anos mais tarde, a mesma empresa anunciou a produção de placasEGA (Enhanced Graphics Adapter), que permitiam até 64 cores na tela. Assim como a geração anterior, o padrão EGA também foi criado para aumentar as vendas e consolidar o IBM PC como principal computador pessoal dos Estados Unidos.
Em 1987, a IBM criou o seu último padrão exclusivo, o VGA.  Garantindo resoluções de até 800 x 600 pixels, foi o primeiro a permitir que até 256 cores estivessemcarregadas. O conector criado para o sistema foi reaproveitado dois anos mais tarde, quando o consórcio VESA (Video Electronics Standards Association) desenvolveu o SVGA.
A importância da placa de vídeo
No final da década de 1990 começaram a surgir as placas de vídeo mais avançadas, mais parecidas com as que conhecemos hoje. Além da memória, a preocupação com processadores especialmente criados paracálculos gráficos permitiu uma evolução enorme no segmento.
NVIDIA e ATI (atualmente AMD) começaram a corrida pela placa mais poderosa e as aceleradoras 3D mostravam que tinham chegado para ficar. Uma outra corrida começou a ser disputada no mesmo período: a busca pela popularização do cristal líquido.
LCD chega ao mercado
Muitas décadas atrás, o cristal líquido já havia sido incorporado a uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Historia do Monitor
  • Historia Monitores
  • Evolução dos monitores na historia
  • Informática
  • Historia, evolução de monitores
  • Historia e evolução dos monitores
  • Monitores
  • Monitores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!