História dos astecas

Páginas: 12 (2780 palavras) Publicado: 5 de março de 2013
Império Asteca

Com a queda o Império Tolteca e sua capital Tula, destruída em 1224 d. C., a região da Meso-América conheceu um período de dispersão política com a instauração de uma série de cidades-Estado independentes. Por esta época, a belicosa tribo dos Mexicas, ou Astecas, constituía uma organização social de estrutura simples e igualitária, formado por soldados-camponeses. O poderdiluía-se nos chefes das famílias, guerreiros e agricultores ao mesmo tempo, e suas assembléias decidiam quais os rumos e decisões a serem tomadas. Somente os sacerdotes de “Uitzilopochtili”, os “portadores dos deuses”, acumulavam o comando militar e a autoridade sobre o conjunto da sociedade e, na verdade, formavam um embrião nascente de classe dominante.
Em 1325 foi erguida a cidade de Tenochtitlán, acidade mais importante do Império Asteca. A Confederação Asteca passou a formar uma rede de dominação poderosíssima, que se estendeu de costa a costa da Meso-América, dominando e tributando a maioria dos povos da região. A expansão asteca ainda estava em curso quando em 1519, Fernão Cortéz chegou à América.
As comunidades aldeãs
A unidade social básica dos astecas era o Altépetl, comunidadealdeã que detinha a propriedade coletiva da terra, formando a base da administração e tributação da Confederação. A grande massa da população organizada nas comunidades era o macehuali, e era assim reconhecido todo aquele que não fosse nobre ou escravo e pagasse o tributo devido ao Estado. Calpulli era o nome das comunidades que constituíam os bairros de Tenochtitlán.
O aldeão macehuali, enquantomembro da comunidade, detinha determinados direitos sociais que, ao mesmo tempo, legitimava a dominação de sua comunidade e justificava seus deveres para com o Estado. Como “cidadão” da Confederação, o homem comum tinha o direito de usufruto da terra no Altépetl, com acesso a uma parcela para o cultivo da terra e construção de sua habitação, direito a redistribuição de alimentos e vestuário peloEstado (em épocas de secas, inundações), escola para seus filhos, permissão para tomar parte nas cerimônias dos cultos, ascensão social pela valentia e bravura nas batalhas, e, por fim, direito de eleger seus chefes locais. O aldeão tambem tinha seus deveres, como: o serviço militar nas tropas de conquista e pacificação, não era visto como uma obrigação ou fardo, ao contrário, era uma honra suainserção nos quadros da milícia. Além de ritual religioso, a guerra dava para aquele que morresse numa batalha a possibilidade de encontrar o paraíso. Um segundo dever era o pagamento do tributo ao Estado como forma de prestação de serviço pessoal. Neste tipo de tributo, o trabalho coletivo de limpeza, construção e conservação de estradas, pontes, prédios, etc. eram atividades mais comuns. Por fim, aúltima obrigação, era o pagamento de tributo em espécie ao Estado. Este último tributo era devolvido para a população em forma de ajuda social quando a população era prejudicada por catástrofes ambientais ou pelas guerras, por isso havia um sentimento de “troca”.
As camadas dirigentes
No cume da hierarquia asteca estava o Tlatoani, o monarca, que na tradução literal é “aquele que fala”, não sónos campos de batalha, mas na trajetória expansionista da etnia asteca. O conselho que elegia o Tlatoani era, a rigor, formado por quatro membros representantes dos 20 Calpullis de Tenochtitlán. O soberano era a principio, uma espécie de chefe militar das comunidades astecas. Após a eleição, seu nome era confirmado pela alta hierarquia sacerdotal, e por este mecanismo o Tlatoani eleito aparecia paraa sociedade como o escolhido do deus Tezcatlipoca, tendo assim a responsabilidade primeira para com os deuses, e depois para com o seu povo.
Todo o jovem macehuali, a partir dos 7 anos, recebia educação militar em instituições chamadas “casa dos rapazes”, e quando completava 10 anos, deixava crescer uma mecha de cabelo na nuca até fazer um prisioneiro, sendo então promovido a um yac. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a historia asteca
  • A História dos Astecas
  • HISTÓRIA CULTURAL ASTECA
  • Trabalho de Historia Astecas
  • Astecas
  • asteca
  • Astecas
  • Astecas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!