História do Trabalho

Páginas: 5 (1162 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2013
Conclusão

O trabalho é uma das características mais marcantes e quem enfatizam a capacidade racional humana, característica que difere o homem como ser vivo. Ao contrário dos animais irracionais o homem não acomoda-se no ambiente que vive, usando dos recursos já existentes para sobrevive, não! O homem , como sua capacidade de pensar modifica o espaço a sua volta, constrói ferramentasque possibilitem o desenvolver se seu trabalho e recursos e claro que toda essa ação não é feita individual e isoladamente. O processo de produção e trabalho possui um forte caráter social e a partir desse trabalho e produção que começa a desenvolver-se o principio de sociedade atual.
Há quatro diferentes regimes de relação de produção : comunidade primitiva, escravidão, feudalismo ecapitalismo, além da tênue teoria do comunismo , cuja primeira etapa trata-se do socialismo.
Como falamos em comunidade primitiva referimo -nos a primeira forma de organização social do homem como ser pensante e diferido de uma animal. Trata-se de uma organização primitiva cujo principio básico era a vida em comunidade, uma época aonde recursos eram escassos e rústicos , sendo inicialmente a caça e acolheita de frutos silvestres a base da sobrevivência desse povo. Posteriormente dá-se o que podemos chamar de primórdio da agricultura e meio de produção mais eficiente, no entanto a vida em comunidade ainda era o fator principal. Tudo era de todos, os meios de produção não era monopolizados, todos tinham direito a este e cada uma recebia a parte da colheita que lhe cabia.
O desenvolvimento dosmeios de trabalho vai seguindo e consequentemente o regime de comunidade primitiva vai entrando em declínio. Começa então um processo de desmembramento daquela antiga comunidade , que divide-se em grupos familiares e posteriormente a unidade econômicas, com meios de produção diversos, tem inicio ai a propriedade privada e a troca entre esse grupos.
A sociedade havia mudado, não apenas naforma de produção e trabalho, valores haviam sido mudados. Tentava-se aperfeiçoar técnicas , recursos e obter-se maiores conhecimentos, porém inconscientemente o homem caminhava rumo a escravidão de seus semelhante. O “nós” não era mais importante, não tratava-se mais de uma sociedade comunitária cujo principal objetivo era o bem maior para todos, a sociedade tornava-se individualista e começavaai a perda de direitos.
Ao longo do desenvolver dos recursos e aperfeiçoamento das técnicas mais evidente ficava a questão individual que essa nossa forma de organização social trazia consigo, até hoje vivemos em um sociedade aonde o individualismo é quase um valor social.
Até chegarmos a forma de produção e economia social, o capitalismo, foram-se ultrapassadas muitas fazes, todas embasadas naquestão individual, diferindo-se apenas em questões de recursos e conhecimentos.
O homem passou pelo período feudal, aonde os meios de produção e terra eram exclusivamente do senhor feudal e o servo era de certa forma uma espécie de quase escravo. Desprovidos de terras e meios de produzir e consequentemente de sobreviver os servos submetiam –se a exploração feudal, trabalhavam nas terras dosenhor feudal e em troca recebiam uma pequena porção de terra aonde podiam cultivar para seu próprio sustento. Nessa época os produtos eram trocados entre os feudos mas com o passar do tempo, com as expedições marítimas , os avanços e descobertas tecnoentificas a insatisfação com a forma de organização feudal, por parte dos servos e classe reprimida, tornava-se maior, as feiras de trocas jácomeçavam a aparecer e uma nova forma econômica dava as caras, o capitalismo , implantado a partir de revoltas sociais, que pediam o fim dos feudos e interferência religiosa.
Começava então a desenvolver-se a forma economia e social que rege até hoje, o capitalismo, embasando-se é claro na individualidade. O sistema capitalista , ou naquela época a ideia dessa sistema esteve fortemente ligado a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de história
  • Trabalho de história
  • Trabalho de historia
  • MEU TRABALHO DE HISTORIA
  • Trabalho de História
  • Trabalho de Historia
  • Trabalho de Historia
  • Trabalho de historia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!