História do Teatro de Bonecos

Páginas: 7 (1689 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013
Organização: Leandro Silva

Projeto Fuzuê - Oficina Teatro de Bonecos Pedagógico
Página do Projeto: fuzue-rede-animada.blogspot.com

Última Atualização: 03.01.2013


História do Teatro de Animação

O Teatro de Animação tem sua origem na mais remota antiguidade. Acredita-se que já na pré-história os homens se encantavam com as sombras, brincando com elas nas paredes das cavernas edesenvolvendo variadas formas de reproduzir a natureza ao seu entorno. Para Ladeira e Caldas (1989) o Teatro de Luz e Sombras teria passado pelos dedos das mães que projetando com as mãos sombras diversas, distraiam os filhos entre formas, luzes e sombras.

Alguns historiadores defendem que seu uso antecipou os atores no teatro. Evidências mostram que sua aplicação aconteceu no Egito em 2000 A.C. como uso de figuras de madeira operadas com barbante. Bonecos articulados de marfim e argila controlados com cordões também foram encontrados nas tumbas egípcias. Os hieróglifos também descrevem "estátuas que caminham" usadas pelos antigos egípcios em peças teatrais religiosas. Os escritos mais antigos sobre os bonecos são creditados a Xenofonte1 em registro datado de 422 A.C.

Ao longo dosséculos da humanidade, o homem tem evidenciado sua necessidade de expressão, não somente comunicacional, mas também artística e emotiva. Assim surgiram as formas de barro moldadas, a princípio sem movimento e mais tarde com algumas articulações nos membros e cabeça. O objeto animado causava nos primórdios da humanidade e causa ainda hoje, grande impacto. Nos seus estudos sobre a arte da manipulação,Balardim (1975) menciona como a própria matéria parece estar criando vida. No entanto, é o homem quem, apesar de seu instinto destruidor, demonstra como o instinto criador é ainda mais forte, e isso é satisfeito ao se dar vida a um boneco.  Possa ser que este fenômeno tenha lugar pela necessidade latente do homem de criar e sua relação com a criação ou, ainda, com o Criador.

O Teatro de Animaçãoque hoje conhecemos no Ocidente, sofreu forte influencia da Europa e Oriente, só que tem sido sufocado e como consequência, perdera-se o apoio de um pensamento religioso, do qual se originou, ficando relegado ao imaginário infantil e popular (AMARAL, 1996, p. 17). Diferente do Oriente que ainda mantêm sua ligação com o sobrenatural e com o melhor da tradição cultural.

Existem divergências sobre aorigem do Teatro de Luz e Sombras de forma mais artística. Esta disputa envolve China e Índia. A tradição chinesa mantém as sombras cênicas até os dias de hoje como manifestação zelosamente representada. E na Índia ainda são utilizadas longas representações de Teatro de Bonecos para repassar valores religiosos que regem a vida social. A maioria dos autores consultados defende que esta práticacênica espalhou-se com sucesso pela Mongólia e logo no Mundo Árabe, sempre com conotações anímicas e místicas. Já na Turquia surgira o teatro de sombras Karagoz, com uma mensagem universal, representando que todos os seres humanos são manipulados por Deus, assim como o titereteiro manipula os bonecos. Esta expressão artística influenciara o mais famoso Teatro de Bonecos em Java, bem como o do Egito ede Sião. Ainda na Ásia, o Japão dera origem a uma das mais tradicionais artes milenares do teatro, o Bunraku.

Outro uso comum na evolução do Teatro de Animação é o religioso. Nas sociedades primitivas os homens projetavam sentimentos, medos e ideias, em objetos, máscaras ou imagens, que passavam a ter poderes mágicos, como se fossem elos entre eles e seus deuses, entre uma realidade física e ummundo sobrenatural. No Egito, antes do palco, a cena acontecia no altar, onde imagens articuladas, inanimadas contracenavam com os sacerdotes. O espetáculo divino fizera sempre parte de rituais sagrados. E esta herança foi recebida pela Grécia Antiga com as atalanas, considerada o berço do Teatro de Bonecos, com apresentações de conotação religiosa e cultural.

Por sua parte, o Império...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teatro de bonecos
  • teatro de bonecos
  • Teatro de bonecos
  • APOSTILA SIMPLIFICADA DE TEATRO DE BONECOS
  • TEATRO DE BONECOS UMA EXPERIÊNCIA COM O BUNRAKU
  • História do teatro
  • historia do teatro
  • História do teatro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!