História do socialismo

Páginas: 6 (1453 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2014
A história do socialismo encontra suas origens na Revolução Francesa e nas mudanças trazidas pela Revolução Industrial, apesar de ele ter precedentes em movimentos e ideias anteriores. Assim como o conceito de capitalismo, ele contém uma grande gama de visões.

O termo 'socialismo' é geralmente atribuído a Pierre Leroux em 1834, que chamou de socialismo "a doutrina que não desistiria dosprincípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade" da Revolução Francesa de 1789, ou a Marie Roch Louis Reybaud na França, ou então na Inglaterra a Robert Owen, que é considerado o pai do movimento cooperativo.

A maioria dos socialistas daquele período se opuseram aos deslocamentos trazidos pela Revolução Industrial. Eles criticaram o que conceberam como injustiça, desigualdades e sofrimentos geradospela revolução e o mercado livre laissez faire no qual ela se sustentava.

O Conde de Saint-Simon, cheio de interesses em ganhar economicamente, argumentou que uma irmandade de homens deveria acompanhar a organização científica da indústria e da sociedade. Proudhon disse que "propriedade é roubo" e que o socialismo era "toda ideia para o melhoramento da sociedade". Proudhon se definia comoanarquista, assim como Bakunin, o pai do anarquismo moderno, que é também chamado de socialista libertário, uma teoria na qual os trabalhadores controlariam os meios de produção através de suas próprias associações de produção.

O Manifesto Comunista foi escrito por Karl Marx e Friedrich Engels em 1848, pouco tempo antes das Revoluções de 1848 varrerem a Europa, expressando o que eles chamaram de'socialismo científico'. No último terço do século XIX partidos social-democratas surgiram na Europa, baseando-se principalmente no Marxismo.

Na primeira metade do século XX a União Soviética e os partidos Comunistas da Terceira Internacional ao redor do mundo passaram a representar o socialismo em termos do modelo econômico de desenvolvimento soviético, ou seja, a criação de economiasplanificadas direcionadas por um Estado que possui todos os meios de produção, apesar de outros ramos condenarem o que eles enxergavam como falta de democracia.

Comunistas na Iugoslávia na década de 60 e na Húngria nas décadas de 70 e 80, comunistas chineses desde a Reforma Econômica Chinesa, e alguns economistas ocidentais, propuseram diferentes formas de socialismo de mercado, reconciliando o controlecooperativo ou do Estado dos meios de produção com forças do mercado, permitindo que o mercado guie a produção e o comércio ao invés de planejadores centrais.

Em 1945 Partidos Socialistas Europeus no poder eram considerados administrações socialistas por alguns. No Reino Unido, Herbert Morrison disse que "Socialismo é o que a mão-de-obra do governo faz", enquanto Aneurin Bevan argumentou que osocialismo requer que "os principais setores da economia sejam trazidos para o poder público", com um plano econômico e democracia dos trabalhadores. Alguns argumentaram que o capitalismo havia sido abolido. Os governos socialistas estabeleceram a 'economia mista' com nacionalizações parciais e bem-estar social.

Em 1968 a longa Guerra do Vietnã (1959-1975) fez surgir a Nova Esquerda, socialistasque tendiam a ser críticos à URSS e à Social Democracia. Anarco-Sindicalistas, alguns elementos da Nova Esquerda e outros preferem controle descentralizado e coletivo na forma de cooperativas ou conselhos operários.

Nas décadas recentes, partidos socialistas europeus redefiniram seus objetivos, e reverteram suas políticas sobre nacionalização.


Hugo Chavez, um dos defensores do Socialismodo século XXI.
No século XXI, na Venezuela, o presidente Hugo Chavez apresentou o que ele chamou de 'Socialismo do século XXI', que incluía uma política de nacionalização de recursos nacionais, como o petróleo, anti-imperialismo, e se auto denominou um Trotskista apoiando 'revolução permanente'.

O surgimento do termo "socialismo" é frequentemente atribuído a Pierre Leroux em 1834, ou a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História (ONDAS E SOCIALISMO)
  • Como surgiu o socialismo (história resumida)
  • Pontos da Historia Nacional Socialismo
  • Uma revolução perdida: a história do socialismo soviético
  • A história da Russia e as origens históricas socialismo
  • A história da Rússia e as origens históricas do socialismo
  • Socialismo
  • socialismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!