História do serviço social na américa latina

Páginas: 7 (1605 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2012
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO:
HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NA AMÉRICA LATINA

I) OBRA

CASTRO, Manuel Manrique. História do Serviço Social na América Latina. Rio de Janeiro. Editora Cortez. 10ª Edição.

II) CREDENCIAIS DA AUTORIA

Mestre em Ciências Sociais, Manuel Manrique trabalhou por seis anos no CELATS (Centro Latinoamericano de Trabalho Social), coordenou publicações e reformulou aRevista Acción Crítica.
No período em que permaneceu no CELATS, além de publicar o livro De Apóstoles a Agentes de Cambio, editado em português pela Cortez Editora com o titulo História do Serviço Social na América Latina, foi co-autor de Pobreza Urbana y Políticas de Vivienda (o serviço social na problemática habitacional) e Evaluación de Proyetos Sociales. Ao lado de Alejandrino Maguiña, coordenouo livro Problema Urbano y Trabajo Social, resultado de um seminário latino-americano sobre o tema.
Traduziu para o espanhol o livro Relações Sociais e Serviço Social no Brasil, de Marilda Vilela e Raul de Carvalho.
Posteriormente esteve no México, onde dirigiu a Agência Latino- americana de Serviços Especiais de Informação (ALASEI), uma agência de noticias nascida como expressão do debatesobre A Nova Ordem Informativa. No México, iniciou atividades no UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), e atualmente é Coordenador dos Programas do UNICEF no Brasil.

III) CONCLUSÕES DA AUTORIA

O autor exalta em sua obra a importância do Serviço Social, dando destaque para o seu surgimento em vários países da América Latina, procurando focar o assunto dando ênfase as questões queinterferiram nesse processo, entre elas, o poder da igreja, o cenário econômico e os principais obstáculos encontrados ao longo de sua história. Trata o tema com muita relevância.

IV) DIGESTO

O livro trata do surgimento em todo o seu contexto histórico do Serviço Social dentro da América Latina. É dividido em IV capítulos que abordam respectivamente, as reflexões acerca do estudo do tema; opapel da igreja católica no serviço social em meio a sua iniciação; o surgimento das primeiras escolas e as relações sociais e políticas que implicaram esse momento e a influência norte americana no processo de desenvolvimento do tema.
O primeiro foco do livro trabalha os momentos históricos com suas datas marcantes como o surgimento da 1ª escola de Serviço Social no Chile em 1925 (Escola AlejandreDel Rio) e as dúvidas e questionamentos que surgiram com ela, tratando de assuntos relacionados a influências nacionais ou esstrangeiras; a data inicial do seu nascimento quanto dia do Serviço Social; as imposições e limitações e as fases sucessivas que acompanham no aprendizado: A Assistência Social ( fazer o bem utilizando a técnica); – O Serviço Social (Forma de ação, prevenção de sesajustes);e o Trabalho Social (ação em sí).
A partir daí o livro terce uma discurssão acerca dos objetivos e da influência do avanço produtivo da América Latina em meio ao Serviço Social e as suas particularidades.
No capítulo II, o livro passa a fazer uma abordagem do poder da igreja, de sua influência, já que o meio social está inserido em conflitos de interesse, em dominação, no poder. A igreja porsua vez terce um trabalho voluntário e atinge uma grande escala de adéptos, o ue torna o trabalho social abrangente e de certa forma submisso a mesma.
Com isso determinou que os paradigmas sociais caminhassem paralelamente e sob os aspectos da fé católica. Nesse segmento surgem as primeiras universidades de estudo social e as igrejas tiveram um papel importante na ropagação desse serviço uma vezque era organizada e regida pela igreja mopstrando sempre controle e poder. Ainda nessa temática, a Encíclica Renum Novarum é tratada sobre as suas divisões entre a solução proposta pelo socialismo e a solução proposta pela igreja, onde ela tenta manter o equilíbrio entre os ricos e os pobres, buscando a ordem mesmo sob a submissão.
Com o passar do tempo, o capitalismo foi reformado e a igreja...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia do serviço social na América Latina
  • Historia do serviço social na america latina
  • história do serviço social na américa latina
  • História do serviço social na América latina.
  • historia do serviço social na America Latina
  • História do serviço social na américa latina
  • história do serviço social na america latina
  • historia do serviço social na america latina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!