História do rádio

Páginas: 5 (1240 palavras) Publicado: 2 de maio de 2011
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ICSC – INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
PUBLICIDADE E PROPAGANDA

CPA - CRIAÇÃO E PRODUCAO EM AUDIO
“A história do rádio”

GILDO SAPORITO RA: A158510

SÃO PAULO
A invenção do rádio, como aparelho e meio de comunicação, está diretamente relacionada com a busca do desenvolvimento de uma tecnologia que permitisse atransmissão, sem fios, de sons à distância. Assim, o rádio pressupõe um fluxo unidimensional e público no qual se envia uma mesma mensagem para centenas ou milhares de pontos de recepção.

Desde 1600 quando Willian Gilbert inventa o eletroscópio, estudando o magnetismo, até Lee DeForest, dezenas de pessoas ao longo de centenas de anos participaram da descoberta do rádio.

Em 1753, BenjaminFranklin propunha o uso da eletricidade para a transmissão
de mensagens à distância.

Paralelamente ao desenvolvimento do telégrafo e do telefone, seguiam as pesquisas sobre a eletricidade e suas características. De, aproximadamente, 1830 até o final de 1910, a tecnologia a ser empregada no meio de comunicação rádio, desenvolve-se com base nas pesquisas de ondas eletromagnéticas e nos avanços obtidosa partir do telégrafo e do telefone.
Michael Faraday, grande sábio inglês, descobriu a indução magnética em 1831.

Em Cambridge, o professor de física James Clerk Maxwell demonstra, matematicamente, em 1863 que o efeito combinado da eletricidade e do magnetismo manifesta-se no espaço, contribuindo enormemente com a descoberta da matemática das ondas eletromagnéticas, diferentes somente emtamanho das ondas de luz.

Em 1880, Thomas A. Edison observou que colocando em uma ampulheta de cristal um filamento e uma placa de metal separados entre si e ligando-se o filamento ao negativo de uma bateria e a placa ao positivo, constatava-se a passagem de corrente elétrica da placa para o filamento.

Em 1887, o professor Pupim descobriu a “sintonia elétrica”.

Em 1890, o professor alemãoHenrich Rudolph Hertz comprovou experimentalmente a existência das ondas eletromagnéticas propostas por Maxwell.

Em 1894, o britânico Oliver Lodge demonstra a possibilidade de transmitir e de
receber as ondas eletromagnéticas.

A partir de 1894, o italiano Guglielmo Marconi realiza experimentos, empregando as tecnologias conhecidas, e consegue soar uma pequena campainha ligada aos equipamentosde recepção em transmissões que, gradativamente, chegam a um quilômetro de distância.

Comete-se uma injustiça a um cientista brasileiro predecessor de Marconi. Ele
obteve cartas patentes para o telégrafo sem fio, o telefone sem fio e o transmissor de ondas sonoras, além de uma carta lhe garantindo o mérito do pioneirismo científico na área de telecomunicações.

Mas a invenção e odesenvolvimento dos rádios receptores está, também, ligada ao grande inventor russo A. S. Popov. O primeiro receptor foi construído por ele e demonstrado em sete de maio de 1895, na Convenção Russa de Física. Popov nomeou o aparelho como “thunderstorm recorder”.

Este aparelho funciona quando as ondas eletromagnéticas passando pela antena induziam correntes de radio-freqüência. Um tubo de vidro, preenchidocom metal em pó, é conectado ao circuito. Sinais de alta freqüência diminuem a resistência do tubo, isto ocasiona um aumento da corrente da fonte local no circuito em que o eletromagneto, com molas em contato, está conectado em série com o tubo. O aumento da corrente acarreta uma atração do eletromagneto com uma caneta gravadora. Assim, o sinal é registrado em uma folha de papel. Conforme o sinalé recebido, pontos de contato fecham o circuito elétrico do sino. Este sino é posicionado de maneira que soe enquanto recebe o sinal e também acerte o tubo para que ele recupere sua resistência e esteja pronto para receber um novo sinal.

Em 1899, Popov e seus dois assistentes, Rybkin e Troitsky, descobriram que os sinais telegráficos poderiam ser recepcionados por fones de ouvido, aumentando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A historia do radio
  • A História do Rádio
  • Historia do rádio
  • A História do Rádio
  • História do Rádio
  • História do rádio
  • Historia Do Radio
  • História do rádio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!