História do rádio brasileiro

Páginas: 10 (2271 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2011
Universidade São Judas Tadeu

Antonio Canesin
Guilherme Tamer
Paulo Salvi
Natalia Rosario
Samir Bravo

Pesquisa sobre a rede Bandeirantes

São Paulo
2011
Introdução

Desde 1937, os veículos do Grupo Bandeirantes de Comunicação estão presentes na cobertura dos principais fatos da história do Brasil e do mundo.
A tradição e credibilidade do jornalismo, a emoção do esporte e os maisvariados programas que entretêm, divertem e informam, sempre fizeram parte do dia-a-dia da família brasileira. “Acreditamos no futuro e no desenvolvimento do Brasil. Acompanhamos o ritmo acelerado da revolução digital e incorporamos a cada dia as inovações tecnológicas das comunicações aos nossos veículos. Tudo isso para, cada vez mais, desenvolvermos programas e produtos com qualidade.”
Nessesúltimos anos, o Grupo Bandeirantes de Comunicação cresceu, adquiriu e criou novas marcas e consolidou-se como uma grande empresa de comunicação multimídia. Todo esse crescimento foi suportado única e exclusivamente por empresas e pelo mercado anunciante, que acreditam na diversidade de opinião e apostam no crescimento de um grupo comprometido com os interesses do país.
A trajetória da TVBandeirantes começou no final dos anos 60, quando o empresário João Jorge Saad resolveu que deveria expandir a já consagrada rádio Bandeirantes.
Assim começa a história de uma gigante da TV brasileira, que desde a
primeira transmissão teria como base o jornalismo, esporte e entretenimento como filmes programas de auditório e musicais.
Neste trabalho iremos mostrar como tudo aconteceu, desde o começo comoemissora de rádio, até se tornar um dos canais de TV mais assistidos e importantes do país.

História

A TV Band começou no final da década de 60, como resultado do projeto de expansão de João Jorge Saad na área das comunicações. Antes de fundar a televisão, o empresário já possuía experiência com a Rádio Bandeirantes, que havia adquirido em 1948. João Saad era um pioneiro e acreditava nopoder da informação.
Desde 1954, quando obteve a concessão do canal 13, João Jorge Saad alimentava o sonho de criar uma emissora de TV. Em sua visao, o veículo, que chegara ao Brasil em 1950, se tornaria essencial à sociedade brasileira. E em 1961, no Morumbi, iniciaram-se as obras do Edifício Radiantes – um prédio especialmente construído para abrigar a mais moderna televisão da América Latina.Foram 13 anos de planejamento.
A TV Bandeirantes de São Paulo (canal 13) entrou no ar no dia 13 de maio de 1967 com um discurso de João Saad. Com base no que havia feito no rádio, João Saad ressaltou que a programação da tevê seria a melhor possível, não demasiadamente clássica, pois o povo pedia algo mais simples. Teria como base jornalismo, esporte e entretenimento, como filmes, programas deauditório e musicais. O canal 13 entrou no ar sem intervalos entre os programas, e a separação das atrações era feita com a exibição do “coelho bandeirante”, mascote da nova emissora.
No dia posterior à inauguração do canal, entrava no ar, Os Miseráveis, novela de Wálter Negrão e Chico Assis baseada no homônimo de Victor Hugo. Dirigida por Walter Avancini, a trama era exibida em capítulos diários de 45minutos, uma inovação para o telespectador que estava acostumado a sessões que duravam de 15 a 30 minutos, com isso, a TV Bandeirantes estabeleceu um padrão que logo foi imitado e que até hoje é usado por todas as Redes. A vocação jornalística da TV Bandeirantes também se manifestou logo, com a estréia em 1969 dos “Titulares da Notícia”, filhote do programa de mesmo nome que já fazia sucesso naRádio Bandeirantes.
Apresentado por jornalistas de peso como Maurício Loureiro Gama (primeiro apresentador de telejornal da América Latina), Vicente Leporace, Salomão Esper, Murilo Antunes Alves, Julio Lerner, Lourdes Rocha e depois José Paulo de Andrade, o noticiário marcou época. Também destacaram-se nesta primeira fase da TV Bandeirantes “Ari Toledo Show”; “Leporace Show”, com Vicente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HISTÓRIA DO RÁDIO BRASILEIRO
  • História do rádio e a publicidade no rádio
  • A historia do radio
  • A História do Rádio
  • Historia do rádio
  • A História do Rádio
  • História do Rádio
  • História do rádio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!