História do principio da conservação da energia

Páginas: 6 (1371 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS








HISTÓRIA DO PRINCIPIO DA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA








Hendril Costa Silveira (122)
Taís Weschenfelder (122)
Flavianne Teixeira (122)
Francielle Nunes (122)
Theslei Pujol (122)






PORTO ALEGRE, 7 de novembro 2011
SUMÁRIO

Introdução


Capitulo 1: O que significa o termo “principio” no titulo Principio daConservação da energia?


Capitulo 2: O que é a lei da conservação da energia?


Capitulo 3: De onde se origina está lei?


Capitulo 4: Quais os cientistas que exploraram esse assunto,quais seus experimentos e quais as suas conclusões.


Capitulo 5: Exemplos de conservação de Energia.


Capitulo 6:Referencias Bibliográficas


Capitulo 7:Considerações Finais.



IntroduçãoMuitos dos filósofos da antiguidade acreditavam que havia uma substância que formava tudo a nossa volta, alguns acreditavam que essa substância era a água, outros que era o ar, outros acreditavam que talvez fosse o fogo. Seja qual fosse a transformação que ocorresse, essa substância se conservaria, fazendo com que nada realmente se destruísse ou se perdesse, apenas setransformasse. "Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma." Essa foi a frase mais conhecida de Antoine Lavoisier, formulada para explicar o princípio da conservação da matéria, um dos princípios de conservação mais conhecidos.

O princípio da conservação de energia surgir no século XIX quando quatro cientistas europeus anunciaram publicamente a hipótese de conservaçãoda energia, sendo eles Mayer, Joule, Colding e Helmholtz. O conceito de energia e o seu princípio de conservação permitem a compreensão de uma ampla variedade de fenômenos, assim como a resolução de inúmeros problemas. Mas o que é energia? Essa é a grande questão para muitos. Se procurarmos num dicionário encontraremos como definição para energia: forças em ação ou vitalidade. Para a física, aenergia seria a capacidade de um corpo realizar trabalho.

Nesse trabalho iremos procurar entender as origens da lei de conservação de energia, quem foram os cientistas que participaram de sua criação, e o que é a lei da conservação de energia.
















I. Capítulo 1

*O que é a lei da conservação da energia?

Aprincipio podemos dizer que a palavra energia vem do grego e significa forças em ação, ou seja, conservação da energia seria a conservação das forças que estão em ação em um corpo. Em física, a lei ou princípio da conservação de energia estabelece que a quantidade total de energia em um sistema isolado permanece constante. Uma conseqüência dessa lei é que energia não pode ser criada nem destruída: aenergia pode apenas transformar-se. Nela observamos a equivalência entre trabalho e calor. Esta lei enuncia que a energia total transferida para um sistema é igual à variação da sua energia interna. A energia existe sob várias formas – mecânica, elétrica, térmica, química e luminosa – podendo ser convertida de uma delas à outra.
Em um determinado sistema mecânico, em que formas deenergia relacionadas a fenômenos eletromagnéticos ou térmicos não estão presentes, pode-se dizer que a energia total do sistema é puramente mecânica. Desse modo, o Princípio da Conservação da Energia implica a conservação da energia mecânica. Esta, por sua vez, é a soma das quantidades de energia cinética e diversas formas de energia potencial (gravitacional e elástica entre elas). Embora a energiamecânica seja sempre constante, a quantidade de cada uma de suas componentes pode sofrer variação de tal modo que a energia total permaneça constante.

Exemplo de conservação de energia:

• Montanha Russa: O carrinho é elevado a uma determinada altura (energia potencial) e na medida em que desce, aumenta a sua velocidade (a energia potencial converte-se em energia cinética). Em determinados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Princípio da conservação da energia
  • PRINCÍPIO DA CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
  • Principio Conservação da Energia
  • Principio da conservação da energia mecânica
  • Princípios da conservação da energia mecânica
  • Principio da conservação de energia e obtenção de energia elétrica
  • Determinação da velocidade de lançamento pelo princípio da conservação da energia
  • Conservação de energia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!