História do Pensamento Econômico

Páginas: 12 (2787 palavras) Publicado: 17 de dezembro de 2013

Universidade Estadual de Feira de Santana
Departamento de Ciências sociais
Colegiado de Ciências Econômicas






HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO








Feira de Santana-BA
19 de Novembro/2013
Aluna: Manuele de Sales Santiago








Atividade AvaliativaFeira de Santana/2013


Século XIX: A Escola Histórica e a Evolução do Marginalismo e do Subjetivismo Econômico
A Escola Histórica

Ricardo e Mill tiveram posição destacada na evolução das idéias econômicas, contudo é inegável que outras personalidades como Adam Smith também contribuíram para a constituição e conceituação de idéias dentro da ciência econômica, apesar deste não partilhar asidéias clássicas, como àqueles, em seus elementos teóricos e conceituais, opondo-se sistematicamente. Aos clássicos lhes coube como alternativa a escola histórica de economia, especialmente importante no contexto alemão. Particularmente entre 1840 e 1860, auge do classicismo na Inglaterra, praticamente não se verifica intercambio de idéias entre uma região e outra, sendo notório o isolamento daeconomia clássica Inglesa no período. Com foco agora na Alemanha a economia clássica não teve nenhuma penetração, Ricardo foi posto a criticas, visto que a academia alemã seguia um caminho próprio. A escola alemã identificava-se com o hitoricismo de W. Roscher, B. Hildebrand e K. Knies, o nacionalismo de G. F. List e A. Wagner e as contribuições independentes de Rau, Hermann, Mangoldt e Von Thünen,que deram importantes passos no desenvolvimento da teoria econômica sem se vincularem à escola histórica, seta mais preocupada com coleta e tratamento de dados históricos do que com teoria abstrata. Assim a percebe-se que a escola clássica estava isolada, confinada apenas na Inglaterra.
Como os clássicos, a escola histórica alemã firmou raízes no séc. XIX, embora ela tenha praticamentesucumbido tempos depois. Ao estudarmos esta escola é importante dividi-la em dois períodos: A velha e a Nova Escola Histórica. No primeiro período estão os autores mais antigos, aqueles que originaram o movimento, Wilhelm G. E. Roscher, Bruno Hilderbrand e Karl Knies. Todos eles foram críticos fervorosos do método abstrato-dedutivo dos clássicos e estavam sobre influência das idéias filosóficas emascensão na época, como do sistema de Hegel e o evolucionismo associado ao estudo da jurisprudência e da filologia. Tais idéias sugeriram àqueles autores o método histórico de estudo da economia. Método que parte do pressuposto de que a vida econômica não é isolada da vida política e social. Assim define-se que o historicismo cuida de estudar prioritariamente a nação, a moral e o papel do governo,pondo-se, com seu método, ao pensamento abstrato da economia. Como critica aos clássicos os históricos argumentavam que as leis econômicas não são absolutas e não podem ser deduzidas abstratamente de postulados de idéias. As leis são sempre relativas às instituições e são obtidas pelo método indutivo a partir de dados históricos. Assim, não há verdade absoluta nas leis econômicas, cada povo e cadaépoca têm suas peculiaridades. Outros autores como Kinies, acreditam que a história não favorece leis e princípios gerais e lançam idéia de analogia, que acabou prevalecendo entre os historicistas.
A principal característica a ser criticada do clássicos pelos historicistas é a abstração, estes afirmam que Leis imutáveis da natureza estão fora de cogitação, mas podem-se fazer deduções depropriedades conhecidas como da natureza humana e relativamente estáveis. Chega-se a elas pela observação especifica, generalizando-se a partir disso, e não pelo caminho da abstração atemporal da escola clássica. A escola Histórica visa explicar os fenômenos econômicos deduzindo-os de elementos empiricamente conhecidos da natureza humana. Em sua visão, a investigação social deve-se preocupar com op...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia do pensamento economico
  • Hunt
  • História do pensamento econômico
  • Fichamento História do Pensamento Economico
  • Historia do pensamento econõmico
  • historia do pensamento economico
  • História do pensamento economico
  • História do pensamento econômico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!