História do pensamento administrativo

Páginas: 5 (1214 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Avaliação a Distância – AD1
Disciplina: História do Pensamento Administrativo

1. Explique os conceitos centrais do Toyotismo: Kaisen, Nenko, Kanban e just in time.
R: Kaisen (Kaizen): Se refere ao aperfeiçoamento contínuo e permanente dos trabalhadores, buscando o envolvimento de todos os trabalhadores sem a necessidade de grandes investimentos. A combinação da experiência de cada um écontribui para fazer esses aperfeiçoamentos.
Nenko: É um sistema de pagamento de salário que se baseia na avaliação da idade e tempo de antiguidade no trabalho. A remuneração é feita através de bonificações e prêmios por produção, levando em conta a produtividade do grupo de trabalho, aliada a uma fiscalização recíproca.
Kanban: Significa ‘’sinal de fábrica’’ (shop sign). É uma forma de se comunicaratravés da comunicação visual (cartões, fitas, avisos, etc) para controlar o fluxo de materiais. Tem como meta a produtividade e a qualidade no processo de fabricação. O sistema Kanban permite:
• Minimizar a formação de estoques;
• Parar a linha de produção para solucionar problemas;
• Controlar visualmente o processo;
• Entregar as peças de acordo com anecessidade da produção.
Just in Time: É uma proposta de reorganização do ambiente produtivo assentada no entendimento de que a eliminação de desperdícios visa o melhoramento contínuo dos processos de produção, é a base para a melhoria da posição competitiva de uma empresa, em particular no que se referem os fatores com a velocidade, a qualidade e o preço dos produtos.
Como se pode perceber peladesignação, o controle da produção é feito enquanto o bem é produzido pelos próprios operários, e não no fim.
O princípio base do Just in Time é evitar enormes armazéns de stocks e de peças defeituosas, poupando espaço e, ao mesmo tempo, todo um conjunto de recursos que têm que ser disponibilizados para manter esses armazéns.


2. Explique os experimentos realizados na Pesquisa de Hawthorne.
R: Nafábrica Western Eletric, no bairro de Hawthorne, foram realizados três experimentos:
1º Experimento – Hipótese: maior iluminação, maior produtividade.
Como propôs o casal Gilbreth, melhorias na iluminação da sala de trabalho teriam efeito imediato na produção e na produtividade dos trabalhadores. Porém, essa hipótese foi rejeitada, pois, percebeu-se que a iluminação não tem nenhum efeito sobre aprodutividade. Quando em um determinado momento a intensidade da luz foi diminuída, o ritmo da produção teria que ser também diminuído, e não foi isso que aconteceu, pois a produção aumentou.
2º Experimento – Hipótese: a diminuição da fadiga física aumenta a produtividade.
A produtividade aumentou nos dois grupos que foram estudados, mesmo que um dos grupos tenha tido benefícios e o outro não(como criação de intervalos e aumento no tempo de almoço).
3º Experimento – Hipótese: estímulos econômico-financeiros aumentam a produtividade.
Trabalhadores de um dos grupos receberam estímulos econômico-financeiros por cada peça produzida acima do nível de produção. Enquanto o outro grupo não recebia nenhuma gratificação. Apesar das diferenças, a produtividade aumentou nos dois grupos.Conclusões: Depois dos experimentos, Mayo concluiu que os fatores físicos não eram tão importantes quanto se pensavam, pois, quando os trabalhadores estão reunidos em um grupo (social), se sentem melhor, seguros, desenvolvendo relacionamentos entre os colegas. Isso tem um efeito significativo nos trabalhadores, motivando-os a produzir mais.


3. Analise as principais habilidades que um administradorutiliza em seu trabalho e como ele lida com as suas funções.
R: Para ocupar posições nas empresas, executar seus papéis e buscar as melhores maneiras de Administrar, o Administrador deve desenvolver e fazer uso de várias habilidades. Robert L. Katz (apud STONER, 1999) classificou-as em três grandes habilidades: Técnicas, Humanas e Conceituais. Todo administrador precisa das três habilidades....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia do pensamento administrativo
  • História do pensamento administrativo
  • História do pensamento administrativo
  • História do Pensamento Administrativo
  • História do pensamento administrativo
  • História do pensamento administrativo
  • Histórias e pensamentos administrativos
  • História do pensamento administrativo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!