História do papel

Páginas: 22 (5464 palavras) Publicado: 26 de maio de 2014
História do papel

A história do papel tem ascendência em placas de argila, ossos, metais, pedras, peles, papiro, líber e pergaminho.
O papiro
Ancestral do papel data de 3.700 a.C. e foi a base da escrita até os primeiros séculos da era cristã. Originário do Egito, sua fabricação tornou-se grande fonte de renda. Os impostos alfandegários eram muito altos devido a grande demandainternacional. Os romanos o chamavam papel - augusto.
Certamente o papiro foi um importantíssimo meio de comunicação, comparável à informatização da comunicação do mundo de hoje.
O papiro era produzido por uma planta do mesmo nome Cyperus papyrus, nativa nas margens do Nilo, a haste desta planta era reduzida a lâminas ou tiras, coladas umas às outras perpendicularmente, lixadas, polidas e depois eramcortadas as aparas, obtendo-se então uma folha fina e flexível, este era o “papiro do rico”. O “papiro do pobre” era feito com as aparas que sobravam do papiro superior. Acredita-se que todo o papiro exportado para a Europa era de qualidade inferior devido ao seu preço, o “papiro do rico” era muito caro.
O líber
Usado até fins do século XX no Paraguai durante a Guerra do Chaco (1932 – 1935) emfunção da dificuldade de aquisição do papel.
O pergaminho
Produzido com couro de animais jovens, principalmente cabritos e camelos, sendo que os de melhor qualidade eram feitos com peles dos fetos desses animais ao qual se dava o nome de velinos.
Surgiu na Europa por volta do ano 200 d.C. e também usada na Ásia menor no reinado de Eumenes II (197 – 158 a.C.).
Em função de sua qualidade era possívelo uso do pergaminho de ambos os lados. A preparação do material era similar ao curtimento de couros. As peles eram lavadas, depiladas, estendidas em retângulos de madeira e finalmente polidas com pedra-pomes para a obtenção de uma superfície lisa e clara. Durante a Idade Média o pergaminho foi o principal suporte da escrita.
Palimpsesto
Pergaminho reaproveitado após eliminação das letrasmediante nova raspagem e polimento, o mesmo aconteceu com o papiro anteriormente.
Os “rótulus” ou “volumen” foram os primitivos couros de escrita, ligados uns aos outros em faixas. Os “códices” eram costurados à maneira dos livros como os conhecemos hoje e eram aproveitados dos dois lados.
Os nomes papel, paper e papier evoluíram da palavra papiro, e a expressão carta, de etimologia grega, deramorigem às palavras cartão e cartolina.
O papel
Inventado na China por Tsai Lun no ano 105 d.C. Suas técnicas de fabricação só conseguiram chegar à Europa em meados do século XIII, pois eram mantidas em sigilo, como todo novo conhecimento.
A produção de papel na Europa é fruto de atos de espionagem, traição ou aprisionamento de homens que detinham esse conhecimento. Diz a história que foiexatamente por meio dessa última opção que os árabes obtiveram o conhecimento do seu processo de produção, aproximadamente no século VII ou VIII em remotas regiões da Ásia, nas mais orientais de suas fronteiras, junto ao Império Chinês. Sua introdução em solo europeu ainda esperaria vários séculos. Produzido inicialmente apenas na Península Ibérica – a região onde hoje são Portugal e Espanha, então sobdomínio mouro -, sua fabricação dali se espalhou pelo resto do continente.
Por necessitar basicamente apenas de celulose (fibra comum em todos os vegetais) e água, o papel é muito mais fácil de ser produzido do que o pergaminho, e, por isso, as instalações para fabricação do papel tiveram sua difusão muito facilitada, com ele se tornando em muito pouco tempo o suporte dominante para produções degravuras e escrita, auxiliando em muito a transmissão do conhecimento no ocidente.
Após sua expansão inicial, a produção papeleira foi melhorando a qualidade de seus produtos, aprimorando características dos diferentes tipos de papel, aumentando a produtividade de seus equipamentos, e teve grandes facilidades, em solo europeu, nesse desenvolvimento, uma vez que para produzir papel, em tese, é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A historia do papel
  • História do papel
  • historia do papel
  • A historia do papel
  • O papel da história
  • A historia do papel
  • A HISTORIA DO PAPEL
  • Historia do papel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!