História do papa bento xvi

Páginas: 5 (1026 palavras) Publicado: 10 de abril de 2013
Resumo da história do Papa Bento XVI :
O cardeal Joseph Ratzinger, o papa Bento XVI, nasceu na cidade de Marktl am Inn, no sudeste da Alemanha, em 16 de abril de 1927. Filho de um comissário da polícia e de uma ex-cozinheira, - ela largou a profissão ao casar - Ratzinger passou a infância e adolescência em Traunstein, uma pequena localidade perto da fronteira com a Áustria.
Durante o governode Adolf Hitler (1933-1945), Ratzinger serviu ao exército nazista, se alistando por conta do serviço militar obrigatório. Ele chegou a servir em uma bateria antiaérea de defesa a uma fábrica da BMW no final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Com a aproximação das tropas aliadas, Ratzinger desertou e voltou para sua casa em Traunstein. Foi preso pelas tropas americanas e permaneceu por algunsmeses em um campo para prisioneiros de guerra.
Depois de 12 anos de sua entrada no seminário, Ratzinger recebeu a Ordenação Sacerdotal em 29 de junho de 1951. Um ano depois, começou a lecionar na Escola Superior de Freising, na Baviera.
Em 1953, doutorou-se em teologia com a tese "Povo e Casa de Deus na doutrina da Igreja de Santo Agostinho". De 1962 a 1965 contribuiu para o Concílio Vaticano IIcomo perito. À época, ele era consultor teológico do Cardeal Joseph Frings, arcebispo de Colônia.
Lecionou em diversas universidades alemãs e foi vice-reitor da Universidade de Ratisbona. Ratzinger foi nomeado arcebispo de Munique em 25 de março de 1977 e proclamado cardeal em 27 de junho do mesmo ano pelo papa Paulo VI.
Entre 1981 e a sua nomeção como Papa, em 2005, Ratzinger presidiu aCongregação para a Doutrina da Fé, antigo Santo Ofício da Inquisição. Chamado de Guardião do Dogma, ele combateu o sacerdócio feminino e condenou a homossexualidade, além de ser contra a comunhão aos divorciados que voltarem a se casar e a impedir o crescimento do laicismo dentro da Igreja.
No ano de 1984, Ratzinger interrogou o teólogo brasileiro Leonardo Boff, um dos expoentes da Teologia daLibertação, ala da Igreja que tinha como opção preferencial os excluídos, em um processo na Congregação para a Doutrina da Fé. No ano seguinte, Boff foi condenado a um ano de silêncio obsequioso e à deposição da cátedra.
Ratzinger já esteve no Brasil em 1990, quando participou durante dez dias de um encontro de bispos. Ele ficou hospedado na Residência Assunção, da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Ementrevista ao Jornal do Brasil, na época, disse que "O problema (da Teologia da Libertação) nasce de uma ideia politizada da liberdade, reduzindo sua dimensão. Uma Igreja politizada tem uma posição parcial e não é mais a Igreja universal, aberta a todos. O segundo aspecto, que prevalece no mundo rico, é aquele de uma ideia anárquica de liberdade, confundida com o arbítrio de poder fazer tudo".
Renunciado Papa Bento XVI
 O anúncio feito pelo Papa Bento XVI de que ele deixará o comando da Igreja Católica no dia 28 de fevereiro causou espanto em todo o mundo e gerou diversas dúvidas sobre a sucessão e a situação da Igreja enquanto um novo papa não é eleito.
Respostas sobre algumas questões levantadas pela renúncia do Papa Bento XVI?

A renúncia é permitida?
A renúncia de um Papa está previstano Código de Direito Canônico, no artigo 332.2, que estabelece que, para ter validade, é preciso que seja de livre e espontânea vontade e não precisa ser aceita por ninguém. Segundo o código, uma vez tendo renunciado, o Papa não pode mais voltar atrás.
Algum outro Papa já havia renunciado?
Sim, já houve outras renúncias na história da Igreja Católica, assim como papas que deixaram o posto porterem sido depostos por imperadores. O último pontífice a renunciar por vontade própria foi Celestino V, em 1294, após apenas cinco meses de pontificado. Gregório XII abdicou a contragosto em 1415 para encerrar uma disputa com um candidato rival à Santa Sé. Outros papas que renunciaram são Ponciano, em 235; Silvério, em 537; João XVIII, em 1009; e Bento IX, em 1045.
Por que o Papa renunciou?...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Papa bento xvi
  • Papa bento xvi
  • Papa Bento XVI
  • O legado do papa bento xvi
  • PAPA BENTO XVI
  • Renuncia Papa Bento XVI
  • Renúncia do Papa Bento XVI
  • Renuncia do papa bento xvi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!