História do museu gama d`eça

Páginas: 5 (1151 palavras) Publicado: 11 de abril de 2013
Museu Educativo Gama D’Eça

Também chamado de Antiga casa do Dr. Astrogildo de Azevedo ou Antiga Prefeitura municipal, localiza-se na Rua do Acampamento, no centro de Santa Maria (RS) - Brasil.
O prédio, que tem área total de 533,80 m² ,quando construído, sua tipologia era arquitetura civil residencial, hoje é arquitetura civil de serviços. A data de início dessa construção não constava nabibliografia pesquisada, porém sabe-se que a conclusão da obra se deu em 1913, e o atual estado de conservação do palacete é bom.
Seu mantenedor é a Universidade Federal de Santa Maria, e, o mesmo pertence à Zona do Centro histórico, com prédios de diferentes escolas arquitetônicas, como o Edifício Taperinha com características modernistas e o Edifício Acampamento com característica protomodernas.Zona altamente comercial da cidade.

Breve histórico do museu

Para estabelecer seu consultório médico e a residência, é provável que o médico Astrogildo de Azevedo houvesse contratado o arquiteto Theodor Alexander Josef Wiederspahn, mais conhecido como Theo Wiederspahn, para elaborar o projeto. A edificação eclética possui dois pavimentos, sendo o térreo constituído por duas salas frontais(consultório médico e sala de visitas) para a Rua do Acampamento e também a presença do corredor, sala de jantar, biblioteca, cozinha, despensa e quarto de passar roupas. Já na parte superior esquerda, ficavam os quartos de dormir e de vestir do casal. À direita, havia mais dois quartos, destinados às filhas. No período de 1964 e 1984, a edificação sediou a prefeitura municipal de Santa Maria. Em1964, foi retirado o sótão que, apesar de não constar no projeto original, foi refeito mais adiante. É importante ressaltar que todas estas modificações não descaracterizaram o volume da edificação. Já em 1985, o prédio foi adquirido pela UFSM e, a partir de então, tornou-se sede do Museu Educativo Gama D’Eça. O local abriga o acervo do Museu Victor Bersani doado pela Sociedade dos CaixeirosViajantes. Antes da inauguração do Museu, o prédio sofreu uma reforma sob os cuidados do Arquiteto José Julio de Oliveira Barbarena, através do Escritório Técnico da UFSM.
Em 2006, o prédio sofreu suas últimas alterações, como a colocação de um anteparo na fachada para evitar a permanência de vendedores ambulantes. No mesmo ano, o ponto de táxi, que se localizava em frente ao prédio, foi desviado maispara trás, motivado pela construção do corredor de ônibus, na Rua do Acampamento. Nesta reforma, foram construídos três anexos no meio do lote, quase rente à casa e possuem volumes inferiores se comparados ao corpo principal da edificação. O primeiro abriga a carruagem do primeiro proprietário e um pequeno auditório, enquanto o segundo abriga o acervo. E o último, onde se localizava a cozinhaoriginal da casa, para acervo também.

Histórico da formação do acervo

Criado em 23 de julho de 1968, inicialmente contava com coleção de rochas e minerais e material utilizado na criação da UFSM. Ampliou o seu acervo com a doação da Coleção Victor Bersani ao Museu Educativo Gama d’Eça, em 10 de dezembro de 1981. Em 7 de dezembro de 1985 o Museu transferiu sua sede para o palacete do Dr. AstrogildoCezar de Azevedo, na Rua do Acampamento, n° 81, reunindo neste local os acervos do Museu Educativo Gama d’Eça e do Museu Victor Bersani.

Tipologia do Museu

Possui várias tipologias, dentre elas Antropologia e Etnografia; Arqueologia; Artes Visuais; Ciências Naturais e História Natural; Ciência e Tecnologia; História; Imagem e Som; Virtual.

Tipos de coleção:

ArqueológicaPaleontológica: Fósseis;
Antológica: Trechos de literaturas, poesias e poemas;
Astronômica;
Pinacoteca: Quadros e pinturas;
Coleção de Animais Empalhados;
Numismática;
Coleção de objetos antigos.

Exposições

A visita ao Museu,transcorre através das salas da planta principal, percorrendo o itinerário assinalado na mesma. O hall de entrada e a portaria são caracterizados pela escadaria e o painel...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História dos Museus
  • História do ECA
  • História do eca
  • Museu de historia
  • Historia do eca
  • Historia do eca
  • historia dos museus
  • historia do museu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!