História do Game Maker

Páginas: 9 (2053 palavras) Publicado: 10 de maio de 2014
Game Maker foi escrito por Mark Overmars. Ele é professor em tempo parcial do Instituto de Informação e Ciências da Computação da Universidade de Utrecht, na Holanda. Ele dirige o Centro Avançado de Jogos e Simulação, que realiza pesquisas em áreas como modelagem 3D, animação, personagens virtuais, simulação, interação humano-computador e os aspectos artísticos sobre jogos.

O Game Maker nãofoi escrito como parte do trabalho na universidade, mas sim começou como um hobby. É no entanto usado no curso de design de jogos. Desde 2004, o Game Maker foi produzido e distribuído pela YoYo Games, que era liderada por Mark Overmars.

Mark sempre foi interessado em jogos de computador. Nos anos oitenta ele fazia reviews de jogos de para uma revista sobre Atari. Escreveu também alguns jogos parao computador Atari ST (Super Breakout , Snake, Gobang). Mark não joga ativamente mais, mas estuda as técnicas utilizadas na criação deles.

Sobre o Programa:

Game Maker é escrito em Delphi (Até aversão atual, a IDE ainda é em Delphi mas o Runner usa C++). Quase todo o código foi escrito por Mark Overmars, exceto por alguns componentes freeware para ler diferentes formatos de imagem e decomprimir os dados. O código fonte do Game Maker possui mais de 40.000 linhas de código. O código fonte para a parte Runner é semelhante em tamanho (Essa informação procede até a versão Cool.

A parte principal do programa é baseada na API do Windows. Isto torna muito difícil para portá-lo para uma plataforma diferente. A parte do Runner é baseada no DirectX. Mais uma vez, o que torna difícil paraportá-lo para outras plataformas. Não espere que as versões que podem fazer jogos para dispositivos móveis porque causa muitas incompatibilidades (Lembrando que isso foi dito em 2009).

História do Desenvolvimento:

O desenvolvimento Game Maker foi iniciado em 1999 por Mark Overmars. De agora em diante o próprio Mark descreve a evolução do programa:

1999



Comecei a trabalhar no GameMaker (originalmente chamado de Animo porque minha primeira idéia era fazer um sistema simples para a criação de animações em 2-D) no verão de 1999. A primeira versão pública foi a versão 1.1. Foi lançado em 15 de novembro de 1999. Esta versão já tinha uma linguagem de programação embutida, mas faltava sofisticação. Não usava o DirectX, não tinha um Runner separado e nem poderia criar executáveis​​.Assim, os jogos eram simplesmente reproduzidos na janela principal do programa. A partir de então, rapidamente criou-se as versões públicas 1.2, 1.2a e 1.3. Não era muito conhecido ou baixado. Por exemplo, em dezembro de 1999, o Game Maker foi baixado um total de 366 vezes.

2000



Versão 1.4 foi um grande lançamento. Ele tinha um pouco mais de atenção. Os downloads subiram: de 1000 emfevereiro de 2000 para 1500 em março do mesmo ano, em junho, e em agosto foram 8000 (depois da imprensa dar alguma atenção especial). A versão 2.0 foi liberado por volta de setembro de 2000. Em todo o ano de 2000, o programa foi baixado do meu site um total de cerca de 40.000 vezes.

2001

Eu lancei a versão 3.0, que foi o primeiro a usar o DirectX para o desenho. Lancei versão Adicionais 3.1,3.2, e 3.3 (Abril de 2001). A popularidade rapidamente aumentou. Em março, o programa foi baixado cerca de 14.000 vezes e em junho deste mesmo ano tinha aumentado para 21.000.



Em janeiro de 2001 eu decidi que eu tive que eu tinha que refazer o Game Maker. Eu reescrevi completamente a partir do zero, usando tudo o que eu aprendi ao longo dos anos. A interface foi completamente mudada. A novaversão também não era compatível com a versão antiga. A nova cor vermelha do ícone simbolizava isso. A versão 4.0 foi lançada em julho de 2001. Ele foi seguido da 4.1 em dezembro (o que, em particular, adicionou suporte para múltiplos jogadores). A popularidade aumentou ainda mais. Em dezembro teve 32.000 downloads. Em todo o 2001, o programa foi baixado cerca de 270.000 vezes.

2002

Versão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apostila game maker
  • game maker 8
  • Game Maker Como fazer um Jogo
  • Manual game maker
  • Apostila game maker
  • HISTORIAS DOS GAMES
  • historia dos games
  • A historia dos games

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!